"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, setembro 14

Pesquisa eleitoral serve pra quê?

Uma coisa que me chamou bastante atenção quando voltei pra Angra foi uma conversa entre dois eleitores de aparência e fala claramente humildes. Seus candidatos eram opostos e um deles falou sobre as vantagens do seu, enquanto o outro disse apenas que votaria no fulano porque tinha visto nas pesquisas que ele é que ia ganhar e ele, o eleitor, raramente perdia uma eleição porque via as pesquisas e votava no que estava à frente, não lhe importava quem fosse o candidato.

Isso foi logo depois da volta da democracia. Na ocasião, achei que tamanha ignorância seria por conta do isolamento do mundo civilizado em que Angra vivia até a construção da Rio / Santos, mas acho que por aqui as coisas ainda não mudaram nada, haja vista a preocupação que os candidatos têm em comprar resultados ficitícios de pseudo-institutos de pesquisa e a dinheirama que despendem comprando jornais para divulgação desses falsos resultados. Com isso conseguem os votos desses ignorantes que votam em quem acham que vai vencer como se estivessem apostando numa rinha de galos. E por aqui acho que esses ainda são muitos.

Pesquisas eleitorais deveriam servir apenas para nortear uma campanha, não para induzir aquele eleitor que vota como se estivesse participando de um jogo ou decidindo por uma marca de cerveja. Sendo assim, por que é permitido que sejam divulgadas nos jornais e TVs? Isso deveria acabar. Não havendo mais permissão para usarem os resultados com fins eleitoreiros, mas apenas como ferramenta interna aos partidos, como instrumento de trabalho dos digníssimos marqueteiros, também deixariam de proliferar os institutos de pesquisa corruptos e os jornalecos idem. Mas estamos no Brasil, né?, e quem faz as leis são os mesmo que se aproveitam da ignorância da maioria do eleitorado.

Eu não dou o menor valor para essas pesquisas eleitorais... ainda menos em Angra dos Reis. É isso!

13 comentários:

Anônimo disse...

Eu só acho que quando acusamos temos que provar.Está na hora das pessoas que sabem dessa compra de pesquisas denunciar ao Eleitoral,tanto a Coligação quanto a Empresa contratada.Por favor façam isso,serão realmente amigos dos injustiçados dessa terra.

Anônimo disse...

Pessoal que fala que o sr Jordão asfaltou a cidade toda o mundo inteiro e que o tuca agora ta asfaltando tbm gostaria de saber de vocês se bebem asfalto ou tomam banho de asfalto tbm se lavam suas roupas com asfalto pq tomar água, tomar um banho e lavar roupa ta difícil pq a cidade não tem água. Ai vem o Sr Adelson Pimenta dizer que a proposta que o Fernando tem é de dobrar a captação de água do município, que vai ter reservatório de água pra ¨eternidade¨ aqui em Angra mesmo discurso de nadar na praia do anil. Sr Adelson Pimenta você engana pessoas ignorantes que infelizmente parece ser a maioria desta cidade, quem teve educação quando criança, quem teve água tratada e fluoretada quando criança, quem sabe ler e entender um texto e quem realmente acredita em Deus e tem escrúpulos o senhor não engana não. A resposta do Sr Fernando a sua pergunta sobre a água é a mesma resposta do Marcatti do saee é só ler o B.O. Você consegue ser mas sujo do que o KM pois este pelo menos assume que é Fernando, o senhor que passar uma impressão de imparcialidade, tipo assim eu sou o certinho sou imparcial e que enganar os outros. Sr se diz Evangélico pois o senhor envergonha o povo de Deus! Por favor! Você me causa nojo!!!!

Anônimo disse...

Tem uma música do Eros Ramazzotti que me lembra muito aqueles que têm esperança de que Angra seja uma cidade melhor, mas às vezes desanimam e pensam em partir para um lugar que não fique atrasado para sempre por causa dos maus políticos, parasitas do povo angrense. Por curiosidade conheci esta música alguns meses depois que a quadrilha que está no poder começou a destruir nossa cidade.

Aí vão a tradução e o link da música no Youtube:

Boa vida Eros Ramazzotti

E assim você se vai
Está decidido
É a necessidade de mudanças que te leva para lá,
Onde pelo menos pode-se ver o mar
Esta cidade não é mais aquela que você conheceu
Não há mais nada como antes
Não há nenhuma qualidade
Aquela qualidade de vida boa
Uma boa vida é justamente o que te desejo
E então, desejo uma vida boa a você
Sei que tambem preciso dela
Uma boa vida, asssim espero
Eu lamento, mas te entendo
Ainda não se vê um novo tempo por aqui
E você quer serenidade
Para alguém a quem você deseja que nasça sob um novo céu
Uma boa vida é justamente o que te desejo
E então, desejo uma vida boa a você
Sei que tambem preciso dela
Uma boa vida, asssim espero
Desejo a quem espera de verdade que seja assim
Então, boa vida é justamente o que desejo a todos
Para quem está olhando adiante
E para você

http://www.youtube.com/watch?v=YThKg1Pqfco


Anônimo disse...

TAngra, seja justo.
Se o PT estivesse na frente continuaria sendo contra pesquisas?!

Anônimo disse...

Queridos, não se deixem levar por pesquisas manipuladas. Pq, ao invés de divulgar a pesquisa na íntegra eles só divulgam a análise que eles fazem?

Anônimo disse...

É TA o PT perde mais uma.

Anônimo disse...

Por que o PT não mostra as pesquisas deles, todos lá dentro sabem que são verdadeiras, já tem muita gente pulando fora, inclusive no facebook do PT tem relatos disso. Parem de enganar o povo.
E a coisa tá ficando feia, o Marcos Valéio vai abrir o bico, LULA é o Chefe do mensalão, tá na Veja deste sábado.

Anônimo disse...

Por que o PT não divulga a pesquisa deles, eles mesmos já sabem que estão atras, e o Marcos Valério vai abrir o bico, que o LULA é o chefe do mensalão, tá na Veja de hoje, Cuidado Petezada, que protege ladrão também é ladrão

Anônimo disse...

a unica coisas que eu tenho para postar vcs vao ver com seus proprios olhttp://youtu.be/6QpGWkWuIXYhos no youtube.

Anônimo disse...

TA O Robson da tv.com estava na passeata ontem , com a Deusa, fazendo campanha, ele confirma, só tinha angrense na passeata.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 1:48,

Bastante esclarecedor, o vídeo!

De minha parte, continuo achando que pesquisas de intenção de votos deveriam ser somente para uso interno dos partidos, jamais para servirem como "argumento" de campanha, especialmente onde o povão é mantido na ignorância e acaba "apostando" em quem diz que vai ganhar, como quem aposta numa rinha da galos.

Abraços e grato por sua participação.

TAngra.

Anônimo disse...

http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/pesquisa/Pesquisa/visualizacaoPublica.action?id=9138

Anônimo disse...

Dono do IBOPE foi preso por manipular pesquisas, vender resultados. Como a Locanty e a Delta, só contratam empresas corruptas.