"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, maio 12

Os Donos das Praias

Anônimo em 12/Mai/2009 às 11:44 no post "Os Donos da Cidade - Correção":
"Gostaria de aproveitar a oportunidade para perguntar ao Comandante de quem é a responsabilidade por conceder autorização e fiscalizar aquelas imensas fileiras de boias com cordas, sob pretexto de criar mexilhões, instaladas em frente a algumas praias 'particulares' da cidade.

Basta dar uma volta em frente à Mombaça (que coisa, né?) e várias praias da Gipóia para constatar tamanho descalabro! Quem quer chegar na praia fica impedido!"

TAngra:
Prezado Anônimo,

Acreditamos que a responsabilidade da Capitania se limite à segurança da navegação nessas áreas. A Secretaria de Atividades Econômicas, Subsecretaria de Pesca, tem toda uma estrutura para coordenar a maricultura: Gerência, Coordenação e Subcoordenação de Maricultura. Os órgãos de proteção ambiental também devem ter alguma participação no licenciamento dessa atividade.

Mas o objetivo dessas falsas fazendas de mexilhão é mesmo privatizar as praias. Começou na Ilha de Porcos Grande, a ilha do Pitangui. Logo depois do início do primeiro governo Jordão construíram uma mansão na Praia do Morcego, Ilha Gipóia, e fecharam a praia com essas bóias. Daí pra frente muitas mansões à beira-mar fingem criar mexilhão.

Será que é uma atividde bastante lucrativa ou será que é só um pretexto para dificultar o acesso de nós, mortais comuns, às suas praias?

3 comentários:

Anônimo disse...

Engano TAngra;
A Prefeitura é quem tem a menor responsabilidade neste caso. As Fazendas Marinhas tem que ser licenciadas pelo IBAMA, Secretaria de Pesca (Nacional) e Capinania dos Portos. A PMAR não tem competência para palpitar no caso.

Anônimo disse...

É meu amigo... criação de mexilhão... uma ova!!!! Ve se alguem quer criar mexilhão na PRAIA DO AEROPORTO na JAPÙ...kkkkk essa turma da elite é muito esperta parecem escargot estão sempre escorregando da justiça! Privatização de Praias mudou de nome agora virou Fazenda Marinha...kkkkkk

Anônimo disse...

Usam de todas artimanhas utilizando as leis para ocupar os espaços de interesse publico e social como praias e cachoeiras colocando nomes como reserva florestal, área de reflorestamento e agora fazenda marinha . Na verdade não há planejamento do município vejam a praia de Garatucaia nos idos de 1987 foi feito aquele loteamento, não poderia a prefeitura fazer a avenida beira mar com os quiosques e estacionamento e o condomínio ficaria para dentro seria uma mini Camburiu em Angra, pois e uma praia de interesse publico que tem águas renováveis . E só olhar no google earth nossa região e verão que existe lindas praias com baixa freqüência de uso e com quase impossibilidade de acesso. Acho também que a praia da vila de Monbucaba e praia Brava também deveriam ser abertas para maior freqüência, pois não é área de segurança a usina sim
Rebaixaram o banheiro pra não tirar a vista do mar ““ Angra de frente para o mar “”, mas, no subúrbio na estrada Ponta do Leste que já parece um túnel um corredor cheio de muros que quase não deixa ver o mar constroem três quiosque e um banheiro tampando um dos poucos lugares ainda livre acho que teria outra solução arquitetônica embora que na minha opinião poderia manter dois pequenos quiosques que ajudam evitar a privatização daquela praia, pois a cerca já esta próximo.