Já abordamos esse tema em 17 de Maio ("Reajuste das Tarifas de Ônibus"), quando do início das manobras para um novo reajuste. Essas manobras começam "acalmando" a população com propagandas nas TVs e jornais locais sobre aquisições de alguns novos veículos e enaltecende a "eficiência" da empresa. Em seguida acontece a greve dos motoristas. Logo depois chegam os reajustes nas tarifas. Todos os anos é a mesma coisa.
Como já dissemos na postagem de 17 de Maio, o reajuste é solicitado pela empresa à Prefeitura com base nas suas planilhas de custos (combustível, óleos e lubrificantes, peças e acessórios, manutenção, administração, etc) e no IPK (Índice de Passageiros por Km) de cada linha.
Estivemos analisando as planilhas com o Índice de Passageiros por Km dos últimos 5 anos e encontramos algumas coisas muito curiosas. Para que vocês possam acompanhar os detalhes é preciso que abram a planilha em tamanho expandido em uma outra janela, clicando na figura abaixo:
Agora observem que o IPK de 2005 e 2006 são absolutamente iguais, como se não tivesse acontecido redução nem aumento no número de passageiros nas diversas linhas; ou como se a Senhor do Bonfim houvesse simplesmente copiado os números de um ano para outro. Em 2006 a Bonfim pediu que as tarifas fossem aumentadas para R$1,61, R$2,05 e R$2,55, mas os valores foram reduzidos para R$1,50, R$1,90 e R$2,40.
No ano seguinte, 2007, o IPK para todas as linha mudou, mas nas linhas mais representativas mudou para menos, como se em Angra a população que anda de ônibus tivesse diminuído. Menos passageiros transportados justificam um aumento mais significativo nas tarifas. E foi isso que aconteceu. Os valores pedidos pela empresa foram concedidos pela prefeitura.
Em 2008 outra coisa curiosa: os mesmos números de 2005 e 2006 se repetiram. É como se houvesse um novo acordo com a prefeitura para ignorarem as planilhas; outra hipótese é que tenham perdido a tabela de 2007 e repetiram a de 2005/2006; ou as duas coisas. Mas observem também que em 2005/2006 não havia a linha AREAL. Em 2007 o IPK dessa linha (1,42) era menor que a metade da linha CIRCULAR SHOPPING (3,06). Em 2008 simplesmente copiaram o valor da linha acima, 2,95.
Agora em 2009 os IPK foram exatamente iguais aos de 2008. Não houve variação no nº de passageiros de 2005 para cá?
Podem alegar o que quiserem, mas qualquer um que tenha mais de 2 neurônios e um mínimo de caráter pode afirmar que o reajuste das tarifas em Angra não obedece a nenhum critério técnico. Não sei qual é o critério adotado, mas que não é coisa de gente séria, ah! isso não é.
É claro que no ano que vem vão tomar mais cuidado e não repetirão mais os números, mas fica aqui o aviso para que os "responsáveis" tenham mais "responsabilidade" na hora de conceder esses aumentos arbitrários. E que os vereadores façam a sua parte e fiscalizem, mesmo sabendo que até na TV Cãmara a Bonfim faz propaganda nas vésperas dos aumentos ("Propaganda ou Utilidade Pública?").
P.S. Chega de explorar o povo, Tuca! Vá pra casa e leve seu bando.
Há 3 meses
5 comentários:
Muito curioso o comentário que vi em outro blog, de que o filho da ex-procuradora Dr Fátima (que ninguém sabe de onde veio a véia, seu currículo somente traz uma "amizade" com Bento Chefe de Quadrilha) ja´tem um carguinho na Câmara. É uma festa!
Tangra, está demais essa tarifa de ônibus. Cadê o social nessa história? Como pode um passageiro gastar, da Japuíba ao Centro, quase R$ 5,00? E uma mãe com dois filhos, imagine, pegar ônibus ida e volta? Sai mais barato ligar para o táxi lá do centro e pagar para ele levar.
Nem governo, nem população, nem funcionários da Bonfim estão vendo que, desse jeito, haverá logo logo caos no transporte "público".
Sabemos que a Bonfim movimenta alguns milhões por dia, mesmo com passageiros de graça (alunos, idosos, etc.). Isso sim é caso de dizer: "A prefeitura não vê isso?"
Abraços
Mônica Lima
T.Angra,
o segredo, se é que é segredo, se dá no número declarado de passageiros transportados, o que já é um indício de irregularidade, pois o poder público concedente tem que fiscalizar as catracas mensalmente, mesmo por amostragem, mas tem que fiscalizar para se obter este valor. Mas na prática vale o declarado pela empresa. O segundo segredo ou "magica" é o arredondamento do valor a ser cobrado. Exercíco: Verifique os valores de algumas linhas com valor de arredondamento para mais e multiplique essa diferença pelo valor de passageiros transportados por mês x 12 = parte da propina anual embolsada,livre de impostos.
é mole o quer mais.
Os arredondamento a menor, são linhas que tem "gorduras" em suas planihas e preços.
Resumo: o usuário é quem paga...e na vida ...tudo é passageiro....!
Mas esse blog virou mesmo antro de fofoquinhas de comadres desocupadas. Ninguém aqui gosta de trabalhar.
Fora a cesta de natal que os vereadores ganha da bomfim todo dia 24/12 é coisa de louco só coisa boa..... pensado da ate vontade de chegar o natal para eu fazer uma visitinha a casa de um vereador amigo kkkkkk...
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