"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, setembro 2

Capitania Hereditária de Angra dos Reis?

Anônimo, 1/set 18:47 em "Esses já vão tarde...":
"Alguém sabe me dizer aonde as filhas do candidato Fernando Jordão estão estudando em Angra?
Posso até queimar minha língua, mas esta não é a cidade em que o candidato mora com sua família, muito menos vê condições para que duas crianças fiquem. Vamos enxergar o óbvio, a única coisa que realmente ainda prende o Jordão aqui é o robusto orçamento de Angra."

Anônimo, 2/set 09:37:
"Elas estudam na Escola Britânica, no Rio. E pode estar certo, o plano de saúde delas é o melhor que se pode pagar. Tudo isso com o dinheiro desses miseráveis que levantam a bandeira dele nas ruas!"


TAngra:

O sistema de Capitanias Hereditárias foi instalado no Brasil em 1534 pelo império português. O termo "hereditária" era porque as capitanias passavam de pai para filho (ou de primo para primo?).

As terras eram doadas a membros da pequena nobreza, que não tinham condições financeiras ou não tinham interesse - ou faltava-lhes competência administrativa - para fazer a terra progredir, só queriam tirar proveito, enquanto suas famílias continuavam em Portugal. Eram os Donatários, cheios de privilégios jurídicos e fiscais, que podiam fundar cidades, conceder direitos municipais para amigos e parentes, decidir sobre cobrança ou isenção de impostos, autorizar ou não as construções e até condenar à pena capital escravos ou cidadãos livres das classes mais baixas. Esses "donos" da terra também podiam arbitrar quem poderia produzir ou comercializar em suas terras desde que pagasse a eles o "dízimo", que consistia em 10% sobre o valor do serviço.

Este sistema de Capitanias Hereditárias foi extinto parcialmente em 1821, poucos meses antes da declaração da independência do Brasil. Lamentavelmente, em muitos lugarejos onde a população é mantida na ignorância, ainda permanecem resquícios deste sistema de governo. Nestes locais só cresceram o número de habitantes, a miséria e o "dízimo", que hoje chega a 25% sobre o valor dos serviços contratados e mudou de nome, passando a se chamar "propina" ou "taxa da corrupção".

Nem sei por que lembrei das capitanias quando li esta pergunta e esta resposta que chegaram nestes Comentários reproduzidos acima... mas vale como distração inútil de domingo à tarde... quase tudo é melhor que gugu ou faustão, né?

PS. Temos que abolir este sistema feudal da nossa cidade.

8 comentários:

Anônimo disse...

Adelson pimenta,seu vagabundo,vai arrumar um trabalho e pare de tentar induzir o eleitor, caluniando a professora. Você e vendido foi pego em gravacoes da policia,e explique sua ligacao com a empreitera delta junto com o fernando jordao,quando voce trabalhava na extinta secretaria de planejamento. Imoral,vendido,safado!

Anônimo disse...

TAngra, você só esqueceu de dizer que Portugal só mandou para a terra nova "BRASILIS" PUTAS E DEGRADADOS, e ainda tem gente em Angra que enche a boca para dizer que a família esta aqui desde o descobrimento. Ou seja tudo que não prestava em Portugal era enviado pra cá.
O povo é mediucri não enxerga um palmo a sua frente não consegue ver que os Jordões e a nata da sociedade angrense só quer se dar bem e roubar tudo o que pode e o que não pode, neste último caso o caráter de certos moradores.

Anônimo disse...

Eu mesma falei com uns puxa sacos dos jordões, uns dos peixes grandes, ele me falou não para minha surpresa, mas para confirmação do que já sabia, que eles não querem que o PT entre na prefeitura novamente, porque pra eles o estrago será grande, eu questionei em relação a saúde, transporte, essas coisas que usamos diariamente, e a triste resposta que tive, mas que eu já sabia qual era, foi que aqui na cidade angrense nada se pode confiar porque não se tem um profissional qualificado e com responsabilidade no que faz, e quando eles (os Jordões e seguidores) precisam de "algo" melhor é fora da cidade de Angra que eles recorrem. Porque segundo as palavras deles Angra é muto fraca em tudo.
Comigo pensei na hora e respondi, mas o dinheiro altíssimo que Angra recebe pra vcs prestam e a população é que se dane sem saúde, faculdade, progresso e alguém sério para administrar a cidade? Ele ficou sem jeito, percebeu que falou demais. Então eu vi o que tem no coração dessa gente.

Anônimo disse...

só não ver quem não quer ou quem não tem a capacidade de entender o mal que esta família faz por esta cidade!

Anônimo disse...

A CAIXA PRETA DO FERNANDO E DO TUCA
Já foi dito anteriormente e torno a repetir: o maior receio dessa "turma do 15" é que ao ganhar a eleição próxima, a Srª Conceição tenha acesso aos mandos e desmandos cometidos nas gestões anteriores e venha repassar tudo isso para o povo. Sinceramente, não vejo a hora desse dia chegar. Acredito que muita gente desse município, por vergonha, acabará se mudando daqui, pois não aguentaria olhar nos olhos do povo dessa cidade. A roubalheira, a canalhice, os acordos ilícitos etc., mais dia ou menos dia acabará vindo à tona...Torço para que esse dia chegue o mais rápido possível.
Um abraço para todos.

Anônimo disse...

Os problemas de Angra serão de difíceis soluções com o devido caos administrativo dos últimos anos. Com a vitória de Conceição teremos muito a cobrar, porém, a perspectiva é de uma administradora comprometida com a cidade em que vive, que até hoje não enriqueceu mesmo ocupando cargos públicos, e agirá com responsabilidade e coragem de não trabalhar para poucos privilegiados. CHEGA DE POUCOS COM MUITO E MUITOS COM TÃO POUCO.

Anônimo disse...

Provavelmente, esse Adelson Pimenta deve ter sido aquele tipo de aluno que, por não querer nada na escola, apenas comer merenda e encher o saco dos professores, teve a sua vida estudantil atribulada. Assim sendo, ficou traumatizado. Aí passou a culpar o colégio e os seus professores por esse trauma. Se tivesse estudado, hoje seria independente e não precisaria ficar mendigando emprego ou babando o Fernando para conseguir uns trocados...

Anônimo disse...

Coitado do Adelson! Se fosse depender de merenda da escola!!! ??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Dá-lhe Adelson Tô contigo, meu caro 15 neles!!!!!