"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, março 15

Festas Populares

Anônimo, 11/mar às 20:38 em "Nossa História Cultural":
"Acho que muitas festas perderam sua energia, outras o brilho e outras a popularidade, chegando até a acabar com o tempo, não sei se por causa da Prefeitura ou por outros motivos. Festas como: Escolas de Samba e alguns Blocos no Carnaval de nossa cidade, a Festa do Peixe, festas juninas.

Mas dizer que a Festa do Divino e o Festival de Música, não concordo. Ainda tem o Festival de Teatro, a Festa de Teatro de Rua, a Paixão de Cristo, Semana Santa, que acho muito pouco para uma cidade como a nossa! E concordo quando se fala do Vinissius e a decepção em quem depositamos tanto! Mas se sequirmos o seu pensamento, existem festas em cidades vizinhas em que ocorreu o mesmo, como a Festa do Peão Boiadero de Rio Claro.

Há muitos fatores que fazem uma festa tradicional e cultutal perder força, não podemos é querer sempre levar para o lado político e sim fazer críticas construtivas e não políticas, para, juntos, podermos encontrar soluções para corrigir onde se está errando e criar novas festas e atrações para a cidade."

2 comentários:

Anônimo disse...

O grande problema é que TODOS ficaram dependentes do poder público, não existem mais as quermesses, o voluntariado, a paixão pelo que se faz.

É muito fácil pedir a um vereador, um secretário ou ao prefeito, ao deputado.

Qualquer dia veemos os servidores da PMAR carregando as imagens nas procissões, trabalhando de coroinha ou arrecadando o dízimo nas igrejas.

Anônimo disse...

É quase tudo verdade, se a Prefeitura não fizer e bancar a Festa do divino, por exemplo não tem. O que não é verdade é: Qualquer um dia veremos os servidores da PMAR carregando imagens nas procissões. O Ex secretário de cultura,Marcus Venissius botava sua equipe de CCs para montar tapete de Corpus Cristi na madrugada e carregar andor de santo. eu vi e muita gente viu.