"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

terça-feira, março 9

Onde está nossa Cultura

Anônimo, 8/mar às 14:51 em "Convento Abandonado e bem pago":
"Cada vez mais eu perco minhas esperanças por esta cidade... Eu sei que é 'escroto' falar asim, mas infelizmente tá f...!

A cultura é mais do que importante na vida de qualquer pessoa! Mas o que a gente vê são professoras preocupadas com quem a Helena, da novela das oito, vai ficar ou quem vai ganhar o 'Big Brother. São gestores e autoridades que nunca ouviram ou até mesmo nem conhecem um 'Caetano Veloso', um 'Ferreira Gular', 'Ariano Suassuna', 'Antonio Nóbrega'.

São gestores e autoridades que nunca prestigiaram o Coral da nossa cidade, nunca prestigiaram uma exposição de artes plásticas, independente de ser um artista angrense ou não, nunca prestigiaram um espetáculo teatral 'angrense'. Quando tem o Fita esses gestores, educadores, autoridades aparecem lá não para assistir um espetáculo e sim para ver o artista global! Nunca prestigiaram um evento do Ateneu, com certeza muitos nem sabem o que é isso! Aí acontece o que está acontecendo: a nossa identidade, nossa essência cultural está 'morrendo'!

Cadê a força da Festa do Divino? Cadê as Pastorinhas? Cadê nosso Convento São Bernardino de Sena? Cadê o Centro Cultural Theóphilo Massad, que completa 10 anos este ano? Cadê a Casa da Cultura, que fez reforma há pouco tempo e continua toda 'doente'? Cadê a Casa Larangeiras que seria inaugurada em pouquissimo tempo e já passa muito tempo e não foi inaugurada?

Uma vez eu li uma frase muito interessante, não me recordo aonde, e dizia assim: 'O movimento cultural de Angra, pode até não ter força de colocar alguém no governo, mas que tem muita força para tirar, isso tem!'. E é verdade! Cadê vocês, artistas? Será que todos são CCs?

Esse governo atual trata os artistas angrenses como vagabundos, trata o nosso patrimônio como coisa velha, ultrapassada, estragada! O nosso governo não deixa um circo entrar na cidade! O nosso governo não dá um pingo de valor à nossa arte! Por isso nós encontramos tantos talentos se perdendo atrás de um balcão de loja, de restaurante e outras funções...

Ah! tenho que parar, senão ficarei a tarde toda aqui relatando as milhares de coisas que me fazem acreditar, mais do que nunca, 'que tá f...!'. Fico aqui torcendo para que os nossos gestores, educadores e autoridades apareçam lá no Convento e tomem algumas providências!

4 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com algumas das coisas colocadas, mais o governo colocou como secretário da pasta de cultura o artista Mário dos Anjos!!, então não cabe criticar que o governo trata os artistas como lixo!!
Acho que muitos esperam que a Prefeitura faça tudo!!! meu Deus, sou do tempo que a gente ia para rua, para o CEAB ou outro espaço para se apresentar e não esperava o poder publico!! ja vi época que musicos corriam atrás para produzir seuas apresentações, se pudesse contar com o poder publico, legal, se não corria atrás!! hoje vejo muitos esperarem que tudo parta do poder publico!! até para se apresentar fora do Municipio o poder publico tem que pagar, senão não rola!! acho que o poder publico tem que fomentar sim a cultura, mais não pode responsável por tudo e pagar tudo!!! a iniciativa também tem que partir do outro lado!!

Anônimo disse...

Caro anônimo(9 de março de 2010 22:43), com certeza nós nos conhecemos e com certeza conhecemos também o anônimo da primeira postagem. Pois também sou do tempo de apresentações no Ceav e também já corri muito atrás de produções independente como faço até hoje. Concordo com vc que o Sr. Mário dos Anjos foi uma decepção para todos os artistas, mas que não podemos negar que os nossos governantes atuais,( atuais não, desde a entrada de Fernando Jordão) nunca ligaram para nossa cultura! Isso, se vc for realmente conhecedor da nossa história cultural, vc não pode negar!
VC não pode negar que as festas tradicionais acabaram( Festa do Bonfim, Festa do Divino, as Festas Juninas, Festival da Ilha Grande...), qdo falo acabaram, não é no sentido de existir, porque no calendário oficial do município elas continuam... Cadê as barraquinhas tradicionais da Fest do Bomfim??? Onde a comunidade toda se reunia pra cortar o bambú p/fazer a ornamentação da festa, isso sim é identidade cultural, respeitando suas tradições, famílias, amigos reunidos em prol de um objetivo. E hoje? Hoje são aquelas tendas horrorosas que não cabem na praia! A Festa do Divino, cada ano eu sinto que ela está mais fraca! A culpa é dos nossos governantes sim! Não tem comprometimento com nossas tradições! Também nunca se interessaram... O Festival da Ilha Grande, que de ecológico não tem nada! O que salva é a programaçao de músicos, porque o restante é só sujeira, depredação da ilha e jovens se drogando!!!
Quando tem alguma programação de shows na cidade, como foi o "tal" de super verão, só se vê uma programação horrorosa, shows de baixo valor cultural!!!
Os nossos prédios(convento, casa da cultura, Teatro...)estão todos largados, e não é por falta de dinheiro, vc não concorda?
Não posso confirmar se o governo trata os nossos artistas como vagabundos, mas que não valorizam, isso eu concordo!
Pense um pouquinho e reflita
também... Se vc for realmente do tempo de apresentações do Ceav, e se realmente vivenciou aquele momento tão mágico, tirando a decepção do Sr Mário do Anjos, Vc vai concordar com meu comentário e com a outra postagem...

Anônimo disse...

Hoje vi o Etiópia (Jorginho), dsando aulas de pandeiro na praça do Porto. Foi lindo. Apesar de pouca gente, eles cantavam canções de roda alegremente. Adorei. Deveriam valorizar mais o cara. Ele também dá aulas de percursão lá no Bracuhy, trabalha na prefeitura...Gente, vamos ajudar nosso povo...

Anônimo disse...

Não trabalha na PMAR não, foi dispensado por falta de recursos. Acham que ele custa muito caro e não sobra para as "outras coisas"