"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, março 29

Oposição aos Kits Escolares

DaRoça, 28/mar 14:13 em "Kit Escola - Boa discussão...":

"Prezados ETAngra e Anônimo das 19:20:

Continuo sustentando minha oposição a esse tipo de assistencialismo, que só nos faz ficar com a "boca torta" diante do uso contínuo do cachimbo.

Considero um erro tanto a distribuição de kits (os mais diversos), bem como distribuir notebook para professor, bolsa escola / família / gás / leite, etc.

Na minha pobre visão, o que deveria consertar definitivamente toda essa situação é a qualificação através da educação (decente) e geração de empregos com salários dignos. O erro maior é pagar R$800 ou até muito menos (salário mínimo, p. ex.) a um trabalhador, visto que o salário mínimo nacional deveria estar girando em torno de R$2.300 (DIEESE). Com este salário, todo trabalhador poderia comprar gás, cestas básicas, uniformes e material escolar, sem necessidade de 'esmolas oficiais'.

A garantia de salário digno está na Constituição Federal.

O perigo, além das já famosas licitações para fornecimento de qualquer coisa (lembram-se das embalagens tipo 'tupeware') que tornam tudo muito mais caro do que deveriam ser, vai ser quando alguém desconfiar disso e fizer um requerimento na CMAR para averiguação de tal gasto. Os vereadores governistas vetarão.

E nós continuaremos recebendo uniformes bordados a ouro (pelo menos em seu preço) e esperando que caia do céu a próxima ajuda, seja através de bolsa-açougue, bolsa-padaria, bolsa-disso, bolsa-daquilo.

Posso estar (e provavelmente estou) na contramão da História, mas mantenho a opinião de que só sairemos dessa situação através de emprego e salário dignos. Só que esta luta é muito mais difícil e trabalhosa do que esperarmos ajuda oficial para tudo aquilo que eles nos deveriam possibilitar.

Abraços discordantes e respeitosos.

P.S. Quanto ao meu salário, não tenho o que me queixar."

5 comentários:

Anônimo disse...

Hoje vendo o Bom dia Brasil vi uma fala do jornalista Alexandre Garcia sobre o julgamento da menina Isabella. Ele disse uma coisa que eu tenho que colocar aqui para toda a população de Angra e para o Brasil.
Nós ficamos ligados na televisão clamando justiça, querendo muito que a justiça de uma resposta ao povo Brasileiro que esta sofrendo tanto com a falta dela. O povo Brasileiro ficou feliz com o resultado do julgamento e com isso passou a ter um pouco mais de esperança no país, pelo menos até o novo escândalo.
Mais como falou o jornalista porque a população não tem a mesma indignação e o mesmo anseio de justiça no caso dos políticos. Porque os políticos roubam o dinheiro do povo deixando a população sem escola, educação, saneamento e outras necessidades e a população não se une na luta contra esse mal que todo dia mata vária Isabellas e todos os dias criam vários Alexandres Jatobás.
Será que a população não percebe que achar que o governante corrupto é uma coisa normal e uma pessoa matar a filha é um absurdo, me desculpa mais para mim é a mesma coisa. Todos viram em jornais a menina de 8 anos que morreu porque em sua cidade não tinha vaga em UTI, isso não é um assassinato como o de Isabella. As pessoas e crianças que morreram em Angra por descaso das autoridades que preferiram se preocupar com votos para manter o poder e a corrupção instalada em Angra não são tanto assassino quanto Alexandre Jatobá.
É uma pena que a população se mobilize tanto em um assassinato e não façam o mesmo nos assassinatos que acontecem todos os dias em sua vida que é a falta de perspectiva de vida e principalmente a falta de qualidade de vida, que mata muito mais que vários Alexandres Jatobás.
É só a gente ver o exemplo de Angra, todo mundo sabe que a corrupção e o descaso com a população acontece na cara de todos é só a gente ver alguns exemplos como o banheiro de ouro, os cartas marcadas que roubaram 80 milhões e outras coisas que todo mundo sabe, só que infelizmente nós estamos no Brasil, esse sim é o Brasil onde as pessoas matam todos os dias as crianças de fome, de falta de oportunidade, de falta de saúde e falta de escola, crianças essas que no futuro vão se transformar em Alexandres jatobás e nada acontece com elas. Porque as pessoas que são pagas para defender essas crianças estão preocupadas com a sua própria vida, com o seu bolso e sua relação com a alta sociedade. Isso acontece com a justiça de Angra, que poderia pegar o exemplo do julgamento de Isabella e colocar na cadeia esses vários Alexandres que roubam o dinheiro que vai salvar muitas vidas. O sangue dessas crianças vai escorrer na mão de alguém e vai ser na mão dos juízes e promotores de Angra.
Eu não falo isso a favor de Conceição, Fernando, Tuca ou qualquer outro político, mais o que esta acontecendo em Angra é uma vergonha e mais vergonha ainda é a resposta que as pessoas que tinham como obrigação defender a população estão dando para nós.
Nossa única chance que o povo se sensibilize com o que esta acontecendo em Angra como fez com o caso Isabella, porque em Angra todos os dias esta morrendo uma Isabella e não tinha necessidade de acontecer isso, daria para todos viverem muito bem.
Não pode a gente gastar milhões em banheiro e jardim enquanto pessoas morrem na saúde, enquanto crianças ficam sem escolas e sem futuro..
Eu fico indignado pessoas que fraudam licitações, que alugam casas para prefeitura com o valor absurdo porque é colega do prefeito, pessoas que tem cargo na prefeitura e nem vai lá, pessoas que ganham propinas par5a liberar, obras vejam o caso da Isabella e ainda ficam indignados com o assassinato dela, ficam com raiva do pai da Isabella e a madrasta. Será que essas pessoas não percebem que elas são verdadeiros assassino, que para ter uma vida de luxo tem que matar todos os dias várias Isabellas.

Anônimo disse...

Continuo concordando em partes com o "da Roça". Porém se houvessem empregos, não precisaria dar nada ´prá ninguém, pois todos teriam poder de compra. Mas o que acontece, é que não há emprego, O clientelismo é o cabide de emprego que há em Creches, empreiteiras do governo, prefeitura, etc.
O que o da Roça parece que quer, é que todos morram de fome e os ladrões que embolsam tudo que VÊEM pela frente, fiquem mais ricos.Esses famigerados.

MELHOR É CEDER O KIT ESCOLA, BOLSA FAMÍLIA, Pró UNI e tudo mais.
O da Roça é utópico, queria que todos pensassem como ele. Mas no momento não dá. Me poupe.

Anônimo disse...

Acho que, mais uma vez, não estou me fazendo entender:

"O que o da Roça parece que quer, é que todos morram de fome e os ladrões que embolsam tudo que VÊEM pela frente, fiquem mais ricos."

Acho que não foi isso que eu quis dizer. Foi exatamente o contrário.
Eu quero é que ninguém morra de fome, seja capacho de vereador para arranjar emprego ou baba-ovo de prefeito para conseguir uma boquinha.
Quero geração de emprego com salário decente, educação de qualidade e saúde pública idem.
E não me chamem de utópico porque com a arrecadação de alguns municípios (Angra é um deles) isso seria possível com um pé nas costas. É uma pena que todos (TODOS MESMO) não pensem como eu.
Enquanto isso, vamos aguardando o momento. De quê eu não sei.

Abraços e gostei muito do verbo CEDER (vamos CEDER para manter o povo bem quietinho).

DaRoça.

Anônimo disse...

Como o da Roça disse, ele vive com um bom salário e não tem do que se queixar. Mas prá quem está mamando nas tetas do dinheiro público, tem mais é que ceder ou dar mesmo de alguma forma de dignidade ao povo.
Vc está certo. Realmente acho que todos deveriam pensar como vc e eu penso sim. Mas também trabalho com uma linha de pensamento que é "redução de danos", e no momento enquanto o governo correto, trabalho prá todos e o filme Alice no País das Maravilhas não vem, o Kit escola é bem vindo.

Anônimo disse...

No Blog do Vereador Ilson Peixoto está falando sobre o kit. A Prefeitura recebeu 700.000 para entregar o Kit no 1° dia de aula, e até agora nada. E hoje ele disse na TV Câmara que "congelou os gastos da Prefeitura, que 80 milhões não dá". Não dá mesmo. Pelo tanto que roubam. E o pobre que morra, né corja de safados e ladrões.
Queremos o Kit escola, seus safados.É um direito conquistado para nossos filhos.