"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, março 24

Patrimônio Histórico - na CULTUAR

Fernando Maurat, 23/mar 22:49 em "Patrimônio Histórico: Os Responsáveis":

Sou graduado pela Universidade Federal de Ouro Preto em História e técnico em conservação e restauração de bens culturais móveis pela Fundação de Artes de Ouro Preto. Já possuo boa experiência no ramo de restauro.

Atualmente estou no cargo de Assistente de Conservação, na prefeitura de Angra dos Reis, e exerço o ofício. Não faço trabalhos na área de restauro, pois o cargo de restaurador se encontra atualmente na Turisangra e eu estou lotado na Fundação de Cultura – CULTUAR.

No Museu de Arte Sacra lido com o acervo que lá se encontra: higienização, fixação de policromia, estabilização de degradações, aplicação de verniz de proteção. Todos estes procedimentos são realizados dentro dos padrões da área. Claro que o serviço possui limitações devido à infra-estrutura e material.

Sobre o caso do Convento São Bernardino de Sena, admito que não sei muito sobre o assunto, principalmente por se tratar de um bem imóvel e, sendo assim, algo para o qual não possuo formação para analisar. Acredito ser esta uma postura ética e deixo o julgar para os profissionais da área, arquitetos, por exemplo.

Nenhum comentário: