"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, março 10

Nossa História Cultural

Anônimo, 10/mar às 10:23 em "Onde está nossa Cultura":

"Caro Anônimo das 22:43, com certeza nós nos conhecemos e com certeza conhecemos também o Anônimo da primeira postagem. Também sou do tempo das apresentações no Ceav e também já corri muito atrás de produções independentes como faço até hoje.

Concordo com você que o Sr. Mário dos Anjos foi uma decepção para todos os artistas, mas que não podemos negar que os nossos governantes atuais (atuais não, desde a entrada de Fernando Jordão) nunca ligaram para nossa Cultura! Isso, se você for realmente conhecedor da nossa história cultural, você não pode negar!

Você não pode negar que as festas tradicionais acabaram - Festa do Bonfim, Festa do Divino, as Festas Juninas, Festival da Ilha Grande... Quando falo acabaram não é no sentido de existirem, porque no Calendário Oficial do Município elas estão lá.

Mas cadê as barraquinhas tradicionais da Festa do Bomfim, onde a comunidade toda se reunia para cortar o bambú e fazer a ornamentação da festa? Isso sim é identidade cultural, respeitando suas tradições, famílias, amigos reunidos em prol de um objetivo. E hoje? Hoje são aquelas tendas horrorosas que não cabem na praia!

A Festa do Divino, cada ano eu sinto que ela está mais fraca! A culpa é dos nossos governantes sim! Não têm comprometimento com nossas tradições! Também, nunca se interessaram... O Festival da Ilha Grande, que de Ecológico não tem nada! O que salva é a programaçao de músicos, porque o restante é só sujeira, depredação da ilha e jovens se drogando!

Quando tem alguma programação de shows na cidade, como foi o 'tal' de Super Verão, só se vê uma programação horrorosa, shows de baixo valor cultural! Os nossos prédios, Convento, Casa da Cultura, Teatro, estão todos largados, e não é por falta de dinheiro, você não concorda?

Não posso confirmar se o governo trata os nossos artistas como vagabundos, mas que não valorizam, isso eu concordo! Pense um pouquinho e reflita. Se você for realmente do tempo de Apresentações do Ceav e se realmente vivenciou aquele momento tão mágico, tirando a decepção do Sr Mário do Anjos, você vai concordar com meu comentário e com a outra postagem..."

12 comentários:

Anônimo disse...

TANGRA, NÃO SEI SE E TRISTE OU PREOCUPANTE, SERÁ INAUGURADA A QUADRA E A PRAÇA NO MORRO DA CAIXA D'ÁGUA NO DIA 12.3.2010 AS 18:00HRS, EM PRIMEIRO LUGAR NÃO FOI APRESENTADA A POPULAÇÃO O LAUDO QUE LIBERA A PRAÇA, A QUADRA TEVE INICIO EM 2007, E NÃO FOI FEITO O REPARO NAS COLUNAS AS MESMAS ESTÃO COM AS QUINAS VIVAS, GOSTARIA DE SABER QUEM VAI SE RESPONSABILIZAR CASO VENHA ACONTECER QUALQUER PROBLEMA COM ALGUMA CRIANÇA OU ADULTO DEUS NÓS LIVRE DE COISA PIOR, A ASSOCIAÇÃO PEDIU O REPARO POREM AVISARAM QUE PRIMEIRO VÃO INAUGURAR PARA DEPOIS REPARAR, PODE UMA COISA DESSA .

Anônimo disse...

O governo Fernando É Nois e o seu sucessor o Boneco de Ventríloco não se preocupam com cultura. Um povo culto questiona, indaga, participa, opina, vota, decide etc,etc... Tudo o que eles detestam que o povo faça. Eles preferem um povo anestesiado por esse lixo cultural que assola a nossa juventude, tirando-lhes toda e qualquer perspectiva de serem realmente cidadãos participativos que conhecem os seus direitos e deveres. Assim é mais fácil de controlar a sociedade e praticar todas as falcatruas e maracutaias que eles vêm praticando debaixo das barbas da polícia e da justiça que infelizmente nada fazem para nos proteger.

Anônimo disse...

Concordo com tudo o que foi dito acima, Mas uma coisa ninguém pode negar. Apesar de não ter adornos, o carnaval deste ano relembrou, e muito nossos outros carnavais. Só nós na fita, comunidade, todo mundo conhecido, integração...etc...
MELHOR DO QUE AQUELE MOTE DE JOVENS SEDROGANDO NA PRAIA DO ANIL OU DA CHÁCARA, CHEIO DE HAOLES... ADOREI!!!!
Deveria se pensar em algo assim sempre. Nem que fossem as prévias...FOI ÓTIMO...
Agora, claro que temos que resgatar nossas origens. Nossas festinhas de comunidades...

Anônimo disse...

Já vi esse filme antes. Corre em "boca de Matilde" que a Cultuar será uma subsecretaria da Turisangra.
Se o movimento cultural não se manifestar já...... vão ter que voltar a "conversar" como sheik...

Anônimo disse...

Cruz Credo, já pensou a Cultuar na mão do incompetentíssimo do Marcus Veníssius???Deus me livre e guarde!
A galera da Cultura tá "f.....ida"...
Reajam, galera...

Anônimo disse...

vcs gostão de denuncia então tá ainda este mes estarei enviando copias de documentos publico que atinge quase todos os vereadores até oposicão.

Anônimo disse...

o que aconteceu com o canal 14 e 99?: sairam do ar juntinhos.antes a seção da camara estava suspença. e esse video da fusar do cara roubando gazolina pra tal pertubação de propaganda e agora josé?

Anônimo disse...

Caraca eu vi o vídeo, maior flagrante, o pessoal dá mole! o pessoal rouba em pleno dia!

Anônimo disse...

Eu vi o vídeo lá no blog do jonathan stockler, o cara só na mangueira!!!é Angra, não precisa falar mais nada.

Anônimo disse...

Acho que muitas festas perderam sua energia, outras o brilho e outras a popularidade, jegando até acbar com o tempo, não sei se por causa da prefeitura ou por outros motivos festas essas como: Escolas de Samba e alguns blocos no carnal de nossa cidade, A Festa do Peixe, festas juninas, mais dizer que a festa do divino eo Festival de musica não concordo, ainda tem o festival de Teatro, a Festa de Teatro de Rua, a Paixão de Cristo, Semana Santa, que acho muito pouco para uma cidade como a nossa!! e concordo quando se fala do Vinissius e a decepção do ,em que depositamos tanto!!
Mais se sequir o seu pensamento, existe festas em cidades vizinhas que ocorreram o mesmo como a Festa do Peão Boiadero de Rio Claro, existe muitos fatores que fazem uma festa tradicional e cultutal perder força, não podemos é querer sempre levar para o lado politico, e sim fazer criticas construtivas e não politicas, para que juntos podermos encontrar as soluções para corrigir onde se está errando e criar novas festas e atrações para a cidade!!

Anônimo disse...

Sou morador da morada do Areal e hoje fui à aquela palhaçada da entrega das escrituras da Morada do areal e Campo Belo. Coisa que eles poderiam ter feiro à muito tempo.
Se não fosse a Comissão do Meio Ambiente da Câmara que refez o zoneamento e projeto, fez reuniões, mobilizou o executivo, não sairia nada.
Pior foi ver o Tuca prometendo novamente o CEFET, revitalização da Praia do Anil riririri, falando que não divulga seus feitos, quando gasta milhares dos nossos bolsos com publicidade, etc...Uma comédia mesmo.
A maioria das pessoas sairam enfurecidas porque as autenticações e os documentos sairam por R$ 47,00 e o Sr. Prefeito falando que foi tudo de graça. O descarado nem deu a documentação de graça. E não podia pegar na Prefeitura não, tinha que ser lá no CEA, para o idiota apareer de vonzinho..Que canalha!

Anônimo disse...

As baraquinhas da festa de Abril estão por chegar, sabe porque a presidenta homonucro as defende? Pois vou dizer, seu ex-sogro é o responsavel e repassa dinheiro para ela em troca de favores...
Ela de evangelica não tem nada.