"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, março 13

Patrimônio Cultural - IPHAN

Fernando, 12/mar às 20:47 em "Patrimônio Histórico - Pela TurisAngra":
"TAngra, assim que recebi este mesmo E-mail da TurisAngra eu encaminhei ao IPHAN solicitando informações sobre a obra "supervisionada". Pedi acesso ao Diário de Obras e ao Caderno de Mapeamento de Danos. Como eu já trabalhei sob a supervisão do Iphan, sei que eles não dispensam esses documentos. Pedi também o nome do Responsável Técnico pela obra. Até agora não tive resposta.

A TurisAngra conseguiu mais de 2 milhões em contrato para manutenção do patrimônio e a empresa não apresentou nenhum restaurador, arquiteto ou qualquer outro profissional na área. A Gerência de Patrimônio também não possui nenhuma pessoa com qualificação técnica para tratar ou gerir a manutenção do Patrimônio Histórico. Uma vergonha.

O Veníssius é sempre profissional e sofisticado em tudo que faz, mas em se tratando de patrimônio ele está fazendo questão de manter um grupo sem o menor preparo (estudo ou prático) para os cargos que ocupam. Caracteriza um cabide de emprego.

Nenhum projeto é desenvolvido. Eles não sabiam montar o Plano de Ação do Iphan (fomos nós da setorial que montamos) e mesmo o Inventário do Patrimônio teve que ser preenchido por outras pessoas, pois eles não tinham capacidade técnica para isso.

Os salários das pessoas da Gerência de Patrimônio Histórico são dinheiro público jogado fora."

TAngra:
Prezado Fernando,

Só uma curiosidade: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN é uma Autarquia Federal ligada ao Ministério da Cultura, não ao do Turismo.

E uma constatação: em Angra dos Reis meia dúzia de "especialistas" semianalfabetos e gananciosos decidiram que patrimônio cultural não é vinculado à cultura. Ou será que foi por conta das verbas federais que chegariam para o patrimônio cultural, como o PAC das Cidades Históricas, por exemplo? Pode-se imaginar de tudo, vindo dessa turma...

E sobre essa empresa "especializada", a HighEng, além do Contrato no valor de R$1.415.000 para "Limpeza, conservação, higienização, jardinagem e manutenção preventiva e corretiva, com fornecimento de todos os equipamentos necessários, bem como a mão-de-obra capacitada à execução dos referidos serviços, a serem realizados nos prédios e monumentos históricos do Patrimônio Histórico Municipal, pontos turísticos e Cais de Turismo, nas diversas localidades conforme as necessdades", há outros 2 Aditivos, bastante significativos com respeito ao que você mencionou, mas veremos isso em outro post.

19 comentários:

Anônimo disse...

Va,os deixar claro uma coisa. Quando a cultura era "ocupada" (não gerida) pelo venícios (como sec. cultura, esportes e eventos) e depois pelo Mário (afundação da cultura, nenhum dos dois fez absolutamente nada.
Na verdade o que sabemos é que a pasta foi tirada do Mário (não da afundação) porque já haviam funcionários concursados como (Aline), formada em Turismo com Pós Graduação em Gestão do Patrimônio Histórico, que inclusive PEDIU EXONERAÇÃO por FALTA de APOIO e FALTA DE PERSPECTIVA para o setor.
Nesta condições o Alonso dançaria, sim porque o patrimônio é um PATRIMÔNIO PESSOAL, ele não consegue separar a atividade religiosa da atividade cultural.

O IPHAN, rdte se lixa para Angra. Não tem pessoal para fiscalizar, nem boa vontade.

Anônimo disse...

ORAÇÃO DA AMARRAÇÃO PARA AMARRAR ALGUEM (SIMPATIA INFALIVEL POREM NAO SE PODE VOLTAR ATRAS). PELAS FORÇAS DO TROVÃO QUE A MINHA IMAGEM ENTRE EM SEU CORAÇÃO PARA QUE NUNCA MAIS ESTE DIGA NÃO. FAZEI QUE (d.c.s.) SINTA UMA REAÇÃO POR MIM. Ó GRANDE UNIVERSO TRAZEI PARA MIM (d.c.s.) ASSIM COMO O GALO CANTA, O BURRO RINCHA, O SINO TOCA, A CABRA BERRA, ASSIM TU (d.c.s..) HAS DE ANDAR ATRAS DE MIM, ASSIM COMO O SOL APARECE A CHUVA CAI, FAZEI Que(dcs.) SEJA DOMINADO POR MIM PRESO DEBAIXO DO MEU PÉ ESQUERDO, COM DOIS OLHOS TE VEJO E COM TRES TE PRENDO COM MEU ANJO DA GUARDA PEÇO QUE (d.c.s.) SINTA MINHA FALTA, ANDE ATRAS DE MIM COMO UMA COBRA RASTEJANTE, QUE ME AME LOUCAMENTE E QUE SINTA DESEJOS SO POR MIM QUE NAO CONSIGA OLHAR COM DESEJOS PARA NENHUMA OUTRA MULHER, QUE NAO SEJA EU, QUE ATENDA TODAS AS MINHAS VONTADES, QUE NUNCA ME FAÇA SOFRER, QUE DURMA E ACORDE PENSANDO EM MIM E QUE SEMPRE ME TENHA EM SEUS PENSAMENTOS E QUE NAO CONSIGA VIVER SEM MIM E QUE SEUS PENSAMENTOS E DESEJOS SEJAM SEMPRE VOLTADOS PARA MIM , QUE ELE SEJA CARINHOSO E ROMANTICO COMIGO,QUE ASSIM SEJA VAI VIR ATRAS DE MIM, RASTEJANDO HUMILDE E MANSO PARA QUE POSSAMOS TER BOM CONVIVIO E ASSIM SERMOS FELIZES. PEÇO AO INFINITO PODER DO UNIVERSO QUE O MEU AMOR ME PROCURE AINDA HOJE, PEÇO ISTO AO PODER DO TROVÃO QUE LEVE AGORA A MINHA IMAGEM PARA DENTRO DO SEU CORAÇÃO PARA QUE O MEU AMOR SINTA UMA ENORME EMOÇÃO AO SE LEMBRAR DE MIM PASSE POR UMA TRANSFORMAÇÃO E QUE POSSAMOS JUNTOS TER UMA COMUNHÃO E QUE O MEU AMOR SINTA UM DESEJO POR MIM TÃO FORTE COMO UM LEÃO. QUANDO ACABAR DE LER PUBLIQUE ESTA ORAÇÃO E TERAS UMA LINDA SURPRESA

Anônimo disse...

Copiei da notícia do Beto Carmona sobre as maravilhas que a TurisAngra está fazendo pelo Patrimônio:
"projetos de acondicionamento do acervo do Museu de Arte Sacra - espécie de climatização do ambiente, como se fosse embalar uma obra de arte".
Será um assassinato e prova o quanto conhecem o que fazem.
Com a palavra os restauradores, museólogos e arquitetos.
Seria muito interessante mandar esta postagem ao José Pessoa ...

Anônimo disse...

DANIELLA AFIF PEDE SOCORRO NO JORNAL A CIDADE PARA SANTA CASA.
R$ 194,000,00 MIL POR MÊS É A VERBA QUE APREFEITURA REPASSA PARA SANTACASA, O QUE É UMA VERGONHA, POIS TEM TANTA ONGS PILANTRA QUE SÃO DENUNCIADAS POR SUSPEITA DE DESVIO DE DINHEIRO PARA FINS PROPRIOS E ESTAMOS AI PARA VER ESSES ESCANDALOS, COMO A SUSPEITA DA ABC QUE MANDA DINHEIRO PARA SEUS PASTORES, BISPOS. A EXTINTA ADEFAR E OUTRAS.

AO INVÉS DE USAREM DINHEIRO PUBLICO PARA CIRUGIAS DE ESTETICAS INUTEIS E SEM BENEFICIO ALGUM (POIS O QUE ESTÁ RUIM SÓ PODERÁ FICAR PIOR) DEVERIAM DOAR ESTE DINHEIRO DO POVO PARA O POVO NA SANTA CASA. UM DIA QUEM SABE UM POLITICO PODE CAIR NAS MAOS DA SANTA CASA E TOMAR SEU PROPRIO VENENO.
ANGRA TEM QUE MUDAR URGENTEMENTE.

AGORA O QUE EU NÃO ACHO LICITO É A MULHERADA FAZER CROCHE, PINTURA, PARA ARRECADA VERBA, POIS ALIAS, QUANDO AS MESMAS PRECISAM VISITAR UM ENTE QUERIDO NA SANTA CASA SÃO AS PRIMEIRAS A SEREM MAL TRATADAS, HUMILHADAS, PROIBIDAS DE LEVAREM UMA AJUDA COMO COMIDA, LENÇOL,AMOR E APOIO, AGORA QUEREM QUE ELAS FAÇAM TRABALHO, ISSO É PARA O GOVERNO FAZER E PARA ESSES VEREADORES DE BOSTA RESOLVEREM, ELES SE ACHAM OS TAIS? ENTÃO FAÇAM UMA BOA AÇÃO, COMEÇANDO E DEVOLVER OS DINHEIROS DESVIADOS PÁRA A SANTA CASA, SERÁ QUE AGORA APARECERÁ ALGUÉM PARA FAZER SUA DOAÇÃO? DAR SEU TUDO? DUVIDO???? MAS VALE APENA ACREDITAR EM MILAGRE.

FERNANDO MIGUEL disse...

Se percebermos ainda os próprios monumentos contemplados por esses contratos milionários, percebemos que eles já necessitam denovo de manutenção (porque manutenção deve ser permanente). A fachada do convento já pede nova caiação, a Santa Luzia etc. Hj estive na igreja da Ribeira e ainda vi a placa da obra de 2008, foram gastos mais de 110 mil, houve inauguração, e hj igreja está toda "arrebentada" parecendo um canteiro de obras.
É necessário a montagem de uma equipe de servidores para trabalhar nessas manutenções permanentemente.

Anônimo disse...

Veja pelo lado bom da coisa: É melhor ela usar aquele espaço todo para pedir isso do que para idolatrar o TUCA JORDÃO.

Anônimo disse...

hehehehe

eu via a reação de vereadores quando foram intimados da acao popular contra eles, tem gente cagando agua pela perna e dizem que vão se ferrar por causa do jurídico e da veradora presidente. tá dando o maior rebuliço. ninguém me contou, eu vi. Acho que vc deve por fogo nessa fogueira, pois eles não contavam com a possibilidade de devolver dinheiro público, e ainda é muito dinheiro que eles terão que devolver, pensavam que era somente acabar com os ccs, mas pelo visto não vai ficar somente nisto, terão que mexer no bolso deles, muitos estão preocupados em perder casa, carro, o josé antônio ta doido, e pensar que o cara se diz advogado e compactuou com essa pilantragem. kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Amiable fill someone in on and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Gratefulness you as your information.

Anônimo disse...

e claro meu !!
e que ela não deve estar recebendo mais o cala boca deles, qual é danielle toma vergonha nessa cara, vai dizer que agora é defensora do povo,isso e feio o jornal e um poderoso veículo de comunicação que deveria ser usado para ajudar o povo a fiscalizar esses políticos corruptos, denunciando e chamando a atenção do mp para dar satisfação ao povo, por isso que este pais está assim uma emprenssa corronpida, por isso vc e um péssimo projeto de jornalista,e que foi reprovada, cuidado!! ficar encima do muro pode fazer mal a saúde,principalmente nesse meio que vc anda, por isso que nós admiramos o ney da tv com do povo, pq ele escolheu um lado, quem dera se a globo, sbt, band e outros da mídia fizessem o que o ney faz,e o mp fizesse a verdadeira justiça, esse pais seria o melhor lugar do mundo p/ se viver, então vai enganar outro!!

Anônimo disse...

ADOREI ASSISTIR A POBREMA HOMONUCREO NA TV CAMARA QUANDO FOI FALAR PROJETO TECRAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MAIS UMA BELA PEROLA QUASE GAGUEI DE TANTO RIR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MUITO BOM.
AH, BOM TAMBÉM VER PESSOAS QUE ANTES METIA A LINGUA NELA E AGORA ESTÃO COMENDO DIREITINHO NA MÃO DELA KKKKKKKKKKKKKKK COMO TEM GENTE QUE SE VENDE BARATO DEMAIS.

ISSO É ANGRA.

Anônimo disse...

e por acaso vcs sabiam que essa higheng é do próprio marcus venissius???

Anônimo disse...

AONDE ESTÁ A NOSSA DEMOCRACIA???
ESTÃO BOICOTANDO A DIVULGAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E ASSIM ENFRAQUECENDO A LUTA E ESTIMULANDA A VIOLÊNCIA DA POLÍCIA QUE CUMPRE ORDENS DOS GOVERNANTES.
A POUCO TEMPO O "MOVIMENTO O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO" FOI PROIBIDA DE PANFLETAR NA CIDADE SOBRE OS LEILÕES DO PETRÓLEO, SEU DIRETOR E ASSESSOR LEVADOS PARA A DELEGACIA TENDO TODO SEU MATERIAL RETIDO.
AFINAL, ´QUE TIPO DE DEMOCRACIA QUEREMOS? OU SERÁ PORQUE O sR. EILE BATISTA TEM CASA NA CIDADE.
NÃO SEI SÃO SABEDORES, MAIS O SR. EIKE BATISTA É FILHO DO SR. ELIEZER BATISTA, EX pRESIDENTE DA vALE DO RIO DÔCE QUE FOI PRIVATIZADA.
EIKE BATISTA É O 8° HOMEM MAIS RICO DO MUNDO POR CAUSA DO NOSSO PETRÓLEO QUE ELE CAPITALIZOU E DETÉM 20 MILHÕES DE BARRIS QUE PRECISA SE R DEVOLVIDO AO POVO BRASILEIRO.
sÉRGIO cABRAL É OUTRO QUE CHORA LÁGRIMAS DE CROCOLILO. QUEREMOS 15% DO ´PRÉ-SAL SIM, MAS QUEREMOS OS 85% RESTANTES TAMBÉM. o GOVERNADOR VAI QUERER VENDER QUE SOMOS CONTRA O POVO, MAS O QUE QUEREMOS É QUE A PETROBRÁS FAÇA PROJETOS SOCIAIS.
QUARTA FEIRA 22/03 HAVERÁ O FÓRUM URBANO DO PETRÓLEO COM SAÍDA DA CANDELÁRIA ÀS 10H CHAMADA AOS MUNICÍPIOS PRODUTORES.
QUEREMOS QUE OS ROYALTS SEJA DISTRIBUÍDOS PARA TODO O BRASI, AFINAL SOMOS TODOS BRASILEIROS, MAS O rIO DE JANEIRO É PRODUTOR, HAVERÁ IMPACTO AMBIENTAL, CONTRUÇÃO DE ESTRADAS E AUMENTO POPULACIONAL.
EM 2007 O RJ TINHA R$ 44 BILHÕES, COM A eip EMENDA DE HENRIQUE ALVES, FICAMOS COM 680 MILHÕES NUMA PERDA DE 97,16%.
VAMOS REAGIR, GALERA!!!!

Anônimo disse...

O que o casal vereador ze antonio e cristiane salomao tem a ver com distribuição de cachorros quentes e guarcamps? Aparentemente nada né, mas eles estavam coordenando a chegada, distribuição e descarga do rega bofe da inauguração da quadra do morro da caixa dagua. São trabalhadores os dois nè? O salário de mais de 10 mil do vereador nao b asta, eles tem que fazer bico. Ou será que os dois estão tao bonzinhos que resolveram ajudar a glaucia do cerimonial?? Sabe resolvere este enigma tranparência?

Professora disse...

Oi TAngra, boa noite,
Sabendo que o Blog Transparência Angra é um dos blogs mais acessados de Angra dos Reis e que sempre deu apoio a luta pela regulamentação do cargo dos auxiliares de recreação e bercário, vimos solicitar que seja incluído em sua lista de "blogs com novidades" o novo blog criado pelas colegas de Balneário Camburiú-SC com intenção de cobrar dos gestores da educação a transformação destes cargos em professores de educação infantil conforme a lei.
Esperamos contar com seu apoio.
Abraços.

Link de acesso
http://planodecarreirajabc.blogspot.com/

Robson disse...

não tem nada haver com o assunto mas é importante .ontem 14/03 as 18:00 começou a chover e jacuacanga virou uma lagoa graças a icopetencia de engenheiros de merda da prefeitura que manilharão o unico escoamento de agua de la.siples assim por enquanto pois irei colher mais detalhes e mais tarde posto novamente.

Anônimo disse...

Por acaso o que explica o trabalho "voluntário" da esposa do vereador, deve ser a nova empresa aberta na antiga padaria AJ, ao lado do cartório, provavelmente estão fornecendo para prefeitura, é só passar lá e vêr.

É NÓS !!!!

Anônimo disse...

Esta Daniele do jornaleco de Merda A Cidade deveria se envergonhar do triste papel que cumpre. O pobre do Miziara deve estar se contorcendo no túmulo de ver esta bundona babar no saco desta quadrilha que reina em Angra. Ela não perde por esperar pois o povo não é burro e aos poucos vai notando que este jornaleco está vendido e vai trocando esta bosta pela leitura dos blogs, muito mais proveitosa. Eu mesmo já deixei de comprar esta merda do Cidade e também a Bosta do Maré, outro jornal viciado, a muito tempo. Otario é quem continua pagando nestes jornalecos de bosta mais do que se paga no O Globo por exemplo. Se todos agirmos assim vamos quebrar estes vendidos.

Anônimo disse...

eu tambem não compro mais o jornal a cidade acho uma porcaria.

Anônimo disse...

já disse que essa higheng é do próprio marcus venissius (ô nomezinho escroto de escrever, cheio de frescura né?rsrs), mas o triste é chegar todo dia cedo pra trabalhar e ver os funcionários desta empresa "cuidado" do patrimonio histórico de nossa cidade (sede da turisangra)do jeito que fazem. É só passar pela porta do casarão que serve como sede pra turisangra e ver pessoas que a gente conhece de angra e que são simplesmente pedreiros e serventes fazendo um serviço que deveria ser feito por pessoas especializadas em conservação destes tipos de construções históricas como se estivesse mexendo numa casa comum. É triste ver nossa história sendo degradada desta forma. ô 2012 que não chega!!!