"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, abril 19

Pondo os pingos nos is

ou Colocando o traço no T(uca)

Já passa da hora de Tuca Jordão acabar com essa demagogia de que está sendo criticado por tirar os moradores das áreas de risco, de que não quer entrar para a "história" como o Prefeito que demoliu centenas de casas. Até agora eu não ouvi ninguém dizendo isso. Essa retórica não passa de simulação de desprendimento para enganar os populares menos esclarecidos.

Mesmo considerando que muitas das casas que foram - e ainda serão - demolidas só ficaram em áreas sujeitas a desabamentos depois que politiqueiros da Câmara e do Executivo de Angra, Tuca inclusive, incentivaram a escalada nos morros, não se pode negar que Tuca Jordão está no caminho certo ao remover os moradores das partes altas.

O que todos criticaram e criticarão eternamente é a forma insana, imperdoável, inexplicável(?) como foram feitas as demolições, sem que houvesse o cuidado de avaliar os imóveis antes de serem colocados abaixo e, principalmente, sem apresentarem o tal "estudo técnico" que alegaram existir. Não houve explicação aos moradores atingidos, como se não fossem cidadãos que merecem respeito.

É isso que se condena e essa será a mancha que ele levará até em seu necrológio: a forma ditatorial e desrespeitosa com que derrubou tudo que via pela frente.

E digo mais, não duvido que exista o tal estudo técnico recomendando as remoções do local, o tal relatório que foi diversas vezes citado mas jamais foi apresentado. Por que será que esse estudo não aparece? Acredito que seja o relatório GEORIO/DEP nº 16/2003, elaborado após a tragédia que atingiu Angra em 8 e 9/dezembro/2002 - ou algum outro que teve este como base.

Há 4 meses que tentamos obter este relatório mas ele simplesmente desapareceu do mapa - e vocês sabem que o Transparência Angra encontra (quase) tudo que procura. E já que ele não é exibido, mesmo tendo sido usado como pretexto para embasar as demolições, pode-se imaginar qualquer coisa, não é? Assim, na minha modesta opinião (copiando Adelson Pimenta) ele está "desaparecido" porque pode apontar que houve negligência dos órgãos responsáveis quanto ao acidente e mortes agora na noite do dia 31. Mas vamos detalhar isso aos poucos, pois temos em mãos um outro trabalho de Mestrado em Engenharia Civil (COPPE-UFRJ) que conclui neste sentido.

Por ora, fiquem com as questões:
  • Por que demoliram dezenas de casas no Morro da Carioca antes de uma avaliação criteriosa dos prejuízos dos seus proprietários?
  • Por que não apresentam o tal estudo que recomendava(?) as demolições?

Chega de demagogia amadorística, senhores governantes. Por enquanto é só.

Nenhum comentário: