"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, abril 29

Infância e Juventude no Abraão

Anônimo, 29/abr 17:55 em "Que Conselho Tutelar?":
"Boa tarde, se é que posso dizer isso!

Gostaria de saber por onde anda o Conselho Tutelar que não faz umas visitinhas surpresa aqui no Abraão? Tem criança de menor fora da escola. Fazendo sei lá o quê nas ruas de madrugada, bebendo, fumando cigarros, comprando cigarros e bebidas alcóolicas. E Pai e Mãe não está nem aí para isso. Polícia então nem se fala. Ah! que saudades que tenho do regime militar!

Então, por favor, Abraão, como muitas outras cidades, está pedindo socorro. Ou será que a prefeitura esqueceu que Abraão também pertence a Angra dos Reis?"

TAngra:
Prezado Anônimo,

O Conselho Tutelar de Angra está um caos. Desde 2008 que não conseguem fazer nem a eleição dos novos membros. A próxima tentativa de votação popular está prevista para 27 de junho.

A única esperança é que a Promotoria da Infância e Juventude saiba do seu comentário e tome alguma providência. É só o que podemos fazer. Sinto muito pelas crianças do Abraão.

Um comentário:

Mulher Atuante disse...

Caro Anônimo,
Muitas vezes pai e mãe não estão cientes por estarem trabalhando intermináveis horas para garantir o mínimo para o sustento dessas crianças. Em outras vezes até estão cientes, mas ao tomarem providências e buscarem ajuda dos organismos competentes são ignorados ou desrespeitados, como declarou uma corajosa e consciente senhora chamada Nina na audiência sobre a prevenção ao uso do crack, que ocorreu ontem em nosso município. Não acho justo isso de ficar jogando tudo no ombro dos pais. É raro existirem pais que não amem seus filhos, que não os aconselhem e tentem corrigi-los. Acontece que nem sempre sabem bem como fazê-lo e onde eles deveriam encontrar parcerias para educar seus filhos, as portas estão fechadas.
Então podemos ver a Secretária de educação responder que o município oferece sim alternativa aos jovens de Angra, exemplo disso é a instalação do Cefet, com um curso que, se não me engano, é de eletromecânica. Fiquei pensando se ela é cínica, ignorante ou cara de pau mesmo, pois se eu fosse uma jovem angrense e dependesse de um curso como esse para não me deixar "ir por caminhos errados" eu estaria perdida, pois honestamente não tenho a menor vocação para eletromecânica ou algo parecido. Ou seja, o município não me parece preocupado em oferecer alternativas com as quais os jovens se identifiquem.O que querem é responder às necessidades sociais sempre com desculpas esfarrapadas, sempre com o mínimo, sempre com o que ELES acreditam que podem nos convencer de que é importante.
Outra coisa muito importante: ao contrário do que parece, o Regime Militar, ou melhor, a Ditadura Militar, apesar de parecer disciplinadora e ordeira, nada de bom fez pelo país a não ser tirar a força e as oportunidades que o Presidente Jango tentava dar ao povo. Exilou por exemplo o Educador Paulo Freire no momento em que ele construía no nordeste um projeto que ensinava milhares de adultos, não só a ler e escrever, mas sair da dominação de fazendeiros que os tratavam como escravos pagos.Quando ele foi exilado para o Chile, o governo chileno implantou o projeto lá, o que ajudou a contruir uma reforma agrária com pessoas alfabetizadas e com autonomia para se transformarem em senhores da própria história. Ganhou o Chile, inclusive, uma distinção da UNESCO, ficando entre uma das cinco nações que melhor superaram o analfabetismo. Será que se um projeto educacional desse nível tivesse continuidade no Brasil as coisas estariam como estão?
Abraços sinceros,
Mulher Atuante