"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, abril 25

Mas e a Petrobonus?

Esse caso da Petrobonus está empacado aqui na Justiça de Angra. Em outras cidades envolvidas no mesmo esquema está bem mais rápido.

A Petrobonus quase levou de Angra dos Reis 23 milhões de reais de uma só canetada. Tudo arquitetado por Fernando Jordão & Cia. É coisa muito grave, são 23 milhões. E num esquema indecente. Para quem não lembra, ou quer relembrar:

Em Julho de 2006 a Prefeitura de Angra assinou com a IV'INS Modernização Empresarial S/C Ltda. (Petrobonus Consulting) o contrato nº 061/2006 para "aumento ou a recuperação dos royalties [...] mediante contratação de serviço especializado de assessoria e consultoria [...] junto à Agência Nacional do Petróleo – ANP". Contrato com duração de 3 anos e valor de R$40.000 (quarenta mil reais). (BO 033)

Em Julho de 2007 assinaram o Termo de Rerratificação nº 001/2007 ao contrato. "Rerratificaram" o valor em mais 57.500% (cinquenta e sete mil e quinhentos por cento) e o valor passou para R$23.040.000 (vinte e três milhões e quarenta mil reais). (BO 095) (Bem pior que os tupperware!)

Em 10 de Abril de 2009 saiu no globo.com:
"O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) abriu 31 processos envolvendo prefeituras fluminenses e a Petrobonus Consulting sobre desvio de royalties do petróleo. As investigações se referem a contratos feitos sem licitação e ao questionamento de suas cláusulas entre 2006 e 2008."

O fato é que a própria ANP declarou que para conseguir os royalties bastava preencher um formulário e entregar lá. Isso em linguagem figurada, claro, mas era de graça, bastava preencher uns formulários e entregar lá. Mas o "eterno" ia pagar 23 milhões e 40 mil reais, se o TCE nem a imprensa descobrissem. Angra e mais 30 prefeituras envolvidas, o "eterno" e mais 30 ladrões? Essa é a questão.

Em 14 de Abril o Secretário Roberto Peixoto tenta desconversar e explicar o inexplicável sobre esses 23 milhões, nessa entrevista ao AngraNews:



ou neste link:


Em Junho de 2009 aparece uma Ação Popular aqui no Cartório da 1ª Vara Cível. Anulação de Contrato Administrativo e etc. Réus: Petrobonus e Fernando Jordão, o "eterno". Está caminhando muito devagar em Angra, mesmo se levarmos em consideração o excesso de trabalho aqui no nosso Fórum. É um caso importante e envolve possíveis candidatáveis às eleições e 23 milhões é coisa muito séria para quem quer lidar com dinheiro público, mesmo que não tenham sido pagos na sua completeza. Ainda que nem tivessem pago nada, nem um mísero centavo, o que vale é a má intenção comprovada e assinada.

Para quem gosta, o Processo é esse aqui, é só clicar:


É isso, muito devagar. Boa sorte, Juíza, e juízo a todos e leitores e Angra em peso na porta do Fórum dia 29, ainda que de nariz de palhaço. Nariz de palhaço tem um poder muito grande, pra quem não sabia disso...

4 comentários:

Cidadão Revoltado disse...

Uma vergonha atrás da outra.. Pior que nada acontece com esses pilantras..

Anônimo disse...

vergonhoso a quantidade de motos sem placas no parque mambucaba, pessoas sem habilitação, sem proteção para trafegar, botando em risco a população do parque mambucaba, solicitamos providências, junto a polícia militar e guarda municipal, a maioria das motos no bairro estão sem placa, e os motoqueiros andam de chinelo, ou levantam a placa das motocicletas, para não serem mutados, muitas motos também roubadas, estão transitando pelo bairro, os dias mais propicios para batidas da polícia, é na sexta feira à noita na rua 26, gringa e principal. obrigado , contamos com sua compreensão.

Anônimo disse...

Por isso que o vereador Ilson Peixoto do Pt está sorrindo a Tôa.
Valeu galera.

Anônimo disse...

Aquela escola particular na rua da conceição onde esses dias apareceu a foto de um carro ificial pegando criança deve ter um convêniuo especial com a pmar.Hoje tinha um santana LNQ 4291 cheio de emblema da pmar tinha até no documento, pegando criança. Será outra criança ou só trocaram o carro pra disfarçar?