"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, abril 24

PROCAP

Fabio Macedo, 24/abr 20:13 em "ABMDAAR que os pariu!":
"Prezados do TA, toda regra é passível de exceções.

A entidade da qual sou dirigente é detentora de Título de Utilidade Pública, porém nunca recebemos um centavo de dinheiro público. Mesmo assim já capacitamos mais de 1000 pessoas, em quatro anos de cursos de formação profissional.

Hoje temos 350 alunos fazendo cursos técnicos em nossa escola, cursos subsidiados por nossa instituição em parceria com o CEMOB. Também montamos com recursos próprios uma escola de solda que nos custou em torno de 30 mil reais, também sem ajuda de nenhum ente político, não que não gostaríamos, mas infelizmente a concepção de 'social' anda tanto quanto deturpada ultimamente.

Mesmo sem nenhum aporte, conseguimos que nossos cursos tenham custos acessíveis para nossa comunidade, conseguimos isto com parcerias com pessoas físicas que se dispõem a trabalharem por valores abaixo do mercado. Só como exemplo, nosso curso de elétrica residencial, com 80hs, foi ministrado por apenas 100 reais, pagos em duas vezes.

Nosso curso de solda, que já conta com 40 alunos, é feito por 800 reais, sendo que se o aluno for sindicalizado junto ao Sindicato da Construção Civil, o mesmo paga metade do curso e o aluno apenas 400 reais. Só externei estes fatos para mostrar que nem todas as instituições são iguais.

E também não achamos que fazendo isto temos que ser enaltecidos, essa é a nossa obrigação, somos ligados à Igreja Assembléia de Deus e como todos sabem igrejas, embora sejam entidades civis, são isentas de pagamentos de tributos, e por obrigação têm que reverter esta benevolência à comunidade, afinal não é esta a concepção de utilidade publica?

Fabio Macedo
PROCAP - Projeto de Capacitação e Formação Profissional"

TAngra:
Prezado Fábio Macedo,

Concordamos com você. Vamos explicar melhor. Até agora nós só falamos aqui no Blog das entidades que têm ligações "suspeitas" com políticos safados, ou em risco de se tornarem. Não é o caso de vocês. Mas há coisas que você deve saber sobre algumas entidades condecoradas por Vereador com Título de Utilidade Pública - TUP.

Primeiro, qualquer entidade só fica habilitada a fazer convênios com a Prefeitura se tiver sido agraciada pelo Legislativo com um TUP. Nós fizemos um levantamento superficial de todos os convênios entre a Prefeitura e as entidades TUP de 2005 até outubro de 2008, 2º mandato do "eterno".

Esse levantamento está no nosso site. O total conveniado nesse período foi R$23.243.530,23. Veja os nomes das entidades, os valores diferenciados entre elas, o objeto do convênio e na coluna mais à direita, fora do vídeo, o nome do Vereador que concedeu o TUP. Falta o nome de muitos vereadores, mas você deve saber a quem algumas daquelas entidades financia com votos e outros favores.

Nessa lista a grande maioria das entidades fazem jus ao Título de Utilidade Pública. Na verdade as exceções são as que só existem para receber milhões da Prefeitura e para ajudar nas campanhas e luxos dos políticos, mas são minoria. Clique aqui e veja com calma:


E tem mais, o fato de ter convênio com a Prefeitura não quer dizer nada. Receber um TUP também não. O que não pode é ter "convênio" entre entidade, TUP, verbas públicas e com político ao mesmo tempo. Como nesse caso do Vereador Leandro Silva, se aparecer um convênio milionário qualquer com a Prefeitura, em véspera de campanha dele, "vai cheirar muito mal!". Só isso. Mais nada. Nenhuma acusação, apenas um odor.

Se a Prefeitura não tem condição de oferecer um serviço que é sua obrigação, como muitos dos que estão na lista, como o seu Projeto de Capacitação e Formação Profissional, por exemplo, ela tem obrigação de ajudar no que for possível essas entidades.

Só não pode é ter político no meio, senão o dinheiro some e a entidade só faz cortar o cabelo da população lá do Zungú e nas festas da Praia do Anil, como a ABC da Dilma dos Santos ou a Adefar. Você viu quanto a Adefar recebeu? 4,3 milhões, sumiu tudo. É isso que a gente condena.

Se a Prefeitura tivesse cursos de capacitação profissional, que é dever dela, ou ajudasse vocês, poderiam dirigir essa "benevolência" para mais pessoas. Por enquanto a Prefeitura continua nos projetos e datashows. A previsão da Escola Técnica é pra quando? Agosto? Quantos alunos?

Estamos explicados?

Abraços, parabéns e continuem.

4 comentários:

Anônimo disse...

A ordem de Jesus para a igreja foi: "IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA, BATIZANDO-AS EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRIOTO SANTO". Espero não ver nenhuma dessas pessoas que estão promovendo cursos "baratos" através de igrejas, virem como candidatos a vereadores ou coisas semelhantes nas próximas eleições. Se é pela causa cristã, não pode ter segundas intenções. Foi assim que começou a ABC!!!

Anônimo disse...

Não ter sebvenção da PMAR, nesse caso e bom para o patrono do curso, ele e canditado a vereador pela oposição.
Assim é mole!
Vamos apostar?

Anônimo disse...

Nunca ouvi dele esta possibilidade , mas sabe que seria uma boa!

Anônimo disse...

Ah, eu sabia que tinha "caroço em baixo desse angú"!!!! A época dos santos já vai longe...