"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quarta-feira, abril 28

De volta ao Cartório

Anônimo, 21/abr 23:20 em "Atenção no dia 29!":
"TAngra,
Será que podemos reclamar nesse órgão CNJ sobre servidores públicos municipais que trabalham no Fórum de Angra dos Reis? Servidores esses que têm contato com processos movidos contra a Prefeitura de Angra? Por mais que eles pareçam confiáveis (podem até ser), não é estranho eles manusearem processos em que sua fonte de sustento está sendo processada ou mesmo o seu chefe direto (Prefeito)? Isso não afeta a isenção do Judiciário?

Tenho um exemplo: acompanhei pelos Blogs e, se não me engano, o Dr. Kleber Mendes disse que foi pedida a penhora de bens do Fernando Jordão no caso Petrobonus e, analisando a movimentação na Internet, percebo que ele está parado. Isso pode ser reclamado no órgão que você citou? Essa troca de favores é legal, esse favor do Município em emprestar mão de obra ao Judiciário? Obrigado."

TAngra:
Prezado Anônimo,

Se não me falha a memória, nós já falamos aqui no Transparência Angra desse caso de contratados pela Câmara e pela Prefeitura prestando serviços no Fórum. Isso também já foi uma preocupação nossa, mas, depois de apurar e analisar o caso com carinho, vimos que não carece nenhum preconceito.

Hoje, o Fórum de Angra tem aproximadamente 6000 processos e são apenas 8 servidores. Ainda que dessem seu sangue, não conseguiriam que o trabalho tivesse a celeridade adequada. A cooperação da Câmara e da Prefeitura se faz necessária e é do conhecimento e tem a aprovação da Corregedoria do Tribunal de Justiça.

Além do mais, eles só atuam em apoio ao pesssoal interno, separando processos, atendendo ao balcão etc. Nada que não seja do conhecimento dos advogados das partes passa pelas mãos deles. E os próprios magistrados se preocupam em acompanhar de perto o trabalho do Cartório, dentro do possível.

É claro que podem ocorrer falhas, mas são tão raras como um erro médico ou quando sua cozinheira salga a feijoada, por exemplo. E parece que foi isso que aconteceu nesse caso da Petrobonus a que você se referiu. O Processo estava parado no Cartório mas assim que o problema foi detectado, agora dia 27, cuidou-se para corrigir o problema: -"Cite-se o réu Fernando Jordão. Após, ao MP com urgência."

Seria melhor se todos no Fórum fossem servidores do judiciário, mas já que falta mão de obra pior seria caso não tivessem a ajuda externa.

8 comentários:

KLEBER MENDES disse...

CORREÇÃO

NOSSA POSTAGEM AFIRMOU QUE FOI REQUERIDA A PENHORA DOS BENS E QUE PODERIA SER DECRETADA. MAS NÃO FOI, AINDA,

Anônimo disse...

Cena angrense:
Sábado 24, em conhecido cabaçudo chorava aos prantos o falecimento de seu sogro.
Domingo 25, o mesmo cabeçudo estava em festa na Praia do Anil com os cavalos pedindo votos. Até andou à cavalo na Praia.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:42,

Fiquei com algums dúvidas:

O tal conhecido era "cabaçudo" ou "cabeçudo"?

Ele estava pedindo votos para os cavalos?

Anônimo disse...

Infelizmente hoje no municipio temos diversos servidores efetivos, cedidos para outros órgãos ou simplesmente em disponiblidade, eu como cidadão, pagador de impostos, tenho uma sugestão: que tal a PMAR dispensar vários CCs e lotar esses servidores em suas devidas funções, estou certo q teríamos uma economia significativa na folha de pagamento e esses recursos poderiam ser aplicados em diversas áreas que estão carentes neste município,lembrando ainda por serem servidores de carreira, poderão respondar por suas ações ante ao MP, o q ñ podemos dizer dos CCs q ñ possuem vínculo nenhum.

Anônimo disse...

Parabéns, TANGRA, pela primeira vez vejo vcs colocarem algo coerente nesse blog(mas passa a ser incoerente) no momento em que vcs,vez por outra, tentam denegrir a imagem do judiciário e do Ministério Público, mas pelo menos desta vez foram coerentes. Quem sabe vcs evoluem e passam a averiguar certas informações antes de piblicá-las sem qualquer responsabilidade?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ALÔ ANÔNIMO DE 28 DE ABRIL 20:08.

A GRANDE MAIORIA DESSES SERVIDORES DE CARREIRA ESTÁ À DISPOSIÇÃO DO DEP. LUIZ SÉRGIO, COM SOLICITAÇÃO DE ÓRGÃOS FEDERAIS E OUTROS ADMINISTRADOS PELO grande partido dos trabalhadores. Só pra citar alguns aí vai Paulo Balé, Zé Perneta... e depois querem falar em austeridade.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 09:30,

Por favor reenvie seu Comentário com uma linguajar mais educadoe civilizado para que possamos liberá-lo.

Obrigado.