"Vou um pouco mais além à sua sugestão. O vereador poderia propor que se exibisse a lista de todos os médicos e enfermeiros de plantão nos postos de saúde, juntamente com um telefone para denúncias de não conformidade."
TAngra:
Brilhante sugestão. Mas enquanto essa relação com os profissionais não estiver disponível nos postos você pode consultar o site do Ministério de Saúde. O MS mantém um Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES.
É com base nessas informações fornecidas pelas prefeituras que são feitos os vultosos repasses das verbas federais. Portanto, se você for a algum posto de saúde - que esteja cadastrado no CNES - e lá não estiverem os profissionais indicados você deve inclusive denunciar ao Ministério.
No caso da estratégia de saúde da família o link para consulta é:
http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Equipes.asp
(1) Você seleciona primeiro o estado (RIO DE JANEIRO), (2) aguarda o programa carregar os municípios, (3) depois seleciona o município (ANGRA DOS REIS) e a competência (escolha sempre o último mês/ano). (4) Vai aparecer uma tabela só com Angra dos Reis e (5) você clica sobre o nome Angra dos Reis. (6) Aparecerá a relação de todos os 38 postos já cadastrados, com o nº Cnes e o nome do estabelecimento. O primeiro, neste exemplo, será:
2280817 / Estratégia de Saúde da Família Porotgalo
Você (7) clica sobre o nº Cnes que você quer ver (no caso 2280817) e aparece outra página só com:
2208817 / Estrat. Saúde da Família Porotgalo / 0032 / Porotgalo / ESFB_M1 - ESF Com Saúde Bucal - M I
(8) Você clica agora sobre o nome do estabelecimento (ESTRATÉGIA DE ... PORTOGALO) e aí (9) aparece (demora alguns segundos) a relação de profisionais cadastrados, que no nosso exemplo é:
Ana Lúcia dos Santo Araújo / CBO 2232B1 / etc
Andréia Vieira de Oliveira / CBO 515105 / etc
[...]
O CBO é a Classificação Brasileira de Ocupações. 2232B1 é Cirurgião Denstista de Saúde da Família e 515105 é Agente Comunitário de Saúde Visitador etc.
Você tem que usar uma tabela CBO adaptada ao MS, que fica nesse link:
http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Profissional_com_CBO.asp
e selecionar Rio de Janeiro, esperar carregar, depois selecionar Angra dos Reis, aí aparece (demora um pouquinho) a relação de ocupações só no RJ, pois a tabela completa é muito grande e fica difícil de consultar.
Parece difìcil mas não é, só é um pouco trabalhoso. Experimente.
Todos que têm acesso a um computador e alguma experiência poderiam preparar uma relação dos profissionais no posto de atendimento da sua região e distribuir cópias para seus vizinhos.
O Transparência Angra pensou em deixar essas relações prontas na Internet, mas todos os meses a prefeitura faz alterações (contratações, transferência de pessoal etc) e seria inviável nós cuidarmos disso. Assim, cada cidadão deve fazer a sua parte e ajudar sua vizinhança.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
P.S. Use de preferência o IExplorer ou o FireFox. Para denúncias, use o link "Fale Conosco" no site do MS.
2 comentários:
Maneiro, não tinha a menor idéia que tinhamos essas informações.
Estou agora mesmo imprimindo a do meu bairro para conversar com amigos como vamos fazer uso nas próximas vezes, antes de ir me consultar.
tangra, estas listas estão totalmente ultrapassadas. Conheço gente ai que trabalhou e já saiu pelo menos há 4 anos e continuam nesta lista. E tem mais, o CREMERJ já desobrigou aos médicos de se cadastrarem no CNES. Seria muito interessante mesmo é a lista de plantonistas escalados e os confronto com os que realmente estão no trabalho.
Tem plantonista que faz troca com colegas e evitam viagens. Por exemplo- plantonista morador de Paraty e plantonista morador de Angra. O plantonista de Angra faz o seu plantão e o do colega de Paraty e o colega de Paraty faz o plantão do colega de Angra em Paraty e o seu. isto é só um exemplo. Isto quando não vai embora a certa hora e na semana seguinte fica e o outro vai embora.kkkkkkkkkkkkkkkkk. Tem de tudo!!!!!!!!
Postar um comentário