"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, abril 17

Síndome de Autoridade? 2

Reproduzimos aqui matéria publicada hoje, 17 de abril, no jornal A Cidade, onde o Vereador José Antônio é acusado de tentar intimidar humilde senhora moradora do Bracuí:

- "Ele ainda teve a audácia de dizer que iria voltar com o Secretário de Obras e depois tirou uma foto do rosto do meu filho. Sempre falando de forma intimidadora, arrogante, como se a gente fosse menos do que ele".

Clique para ver:

Ou use este endereço:
http://transpangra.t35.com/artigos/historia/vereadores/zeantonio_20090417.htm

Lembra muito o discurso de Leandro na sessão do dia 14: "Afinal, nós somos autoridade ou não somos?" (veja aqui: "Síndrome de Autoridade?"). Ou a ameaça de Mascote: (veja aqui: "Ameaça do Vereador Mascote").

Esperamos que seja instituído o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Angra dos Reis sugerido por Ilson Peixoto na sessão do dia 14. Leiam sobre isso lá no Blog do Vereador.

E que neste Código de Ética esteja prevista a punição de atitudes como essas com a cassação do mandato: "Aqui, ó, neste microfone! (batendo no microfone)". São essas as minhas palavras.

A digna senhora registrou queixa na Delegacia. Quem sabe algum ilustre advogado de Angra corra em auxílio a ela, antes que seu silêncio seja comprado ou imposto?

P.S. Nós, cidadãos, temos que acabar com isso.

23 comentários:

Anônimo disse...

Sem comentários!

Anônimo disse...

Que vergonha!! Soube que o vereador José Antônio só se elegeu porque se aliou ao tráfico do Belém. Não duvido nada. Só assim mesmo para esses porcarias estarem mandando e até com "Síndrome de Autoridade"

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 15:19,

Todo dia uma surpresa....

Não saiba que no Belém havia tráfico de influência. É nóis!

Vou ler mais uma vez o discurso de Charles Chaplin lá em "O Grande Ditador".

Abraços.

Copidesque disse...

Neste mesmo jornal, em seu editorial, no qual a proprietária defende o governo com unhas e dentes, foi convenientemente esquecido, que em momento algum foram os valores pagos (ou não) à Petrobonus ou o direito que Angra tem de receber os royalties que foram questionados pelo TCE, imprensa ou sei lá mais por quem.

O problema que caiu na mão do Tuca, é que o Eterno não licitou a contratação da empresa e em momento nenhum o executivo municipal apresentou à população os documentos que comprovam a " inexibilidade da contratação" da Petrobonus. Claro que ainda pairam dúvidas, ainda mais por que o próprio TCE questiona este "pequeno" deslize.

Claro que de uma forma bastante cruel, este escândalo da Petrobonus e o "calote" que o município dará na empresa tem seu lado positivo, principalmente porque dentro de um contexto onde a arrecadação de Angra vem caindo substancialmente, mês-a-mês, este contingenciamento feito pelo prefeito se torna bastante aprazível, principalmente porque não vai comprometer 6% do faturamento bruto de Angra.

Outro problema que pode complicar ainda mais esta equação, é que o próprio TCE está sobre investigação da CPI da ALERJ e também, é claro, da Polícia Federal. Se juntarmos tudo, com certeza traçamos um perfil bastante interessante do que pode acontecer e do que está realmente acontecendo por trás do filó destas cortinas.

TAngra disse...

Prezado Copidesque,

Há vários outros pontos nebulosos no editorial.

- Os aposentados do INSS podem escolher o advogado que cobre menos ou ofereça mais vantagens, fazendo algo parecido com uma "licitação".

- Várias prefeituras conseguiram incremento nos royalties sem consultoria.

- Vale a pena contratar qualquer "empresa" para trazer mais dinheiro para Angra? Se é assim, que venham os bingos, bicheiros, por que não um acertinho com beira-mares e abadias em troca de uns jabázinhos e dinheiro para a prefeitura? É so saber negociar? Este argumento não prospera sob ótica nenhuma.

- Pode ser que o trabalho tenha sido "bem feito", mas se a comissão é absurda então quem contratou o absurdo que pague de seu bolso.

Será que tanta mudança num editorial que até bem pouco era bastante racional (na minha opinião) se deve só a uns aplausos?

Foi principalmente por conta deste editorial usamos seu comment para uma postagem.

Será que alguém vai se deixar enganar? Esperamos que não.

Abraços.

P.S. Não queria mais falar de jornalista mas você provocou...

Limpatipos disse...

Caros Copidesque e TAngra

Na verdade, esta senhora não é jornalista, ela é a dona do jornal (existe uma diferença gritante entre as duas coisas). Aliás, se os senhores prestarem bastante atenção no expediente do mesmo, não consta nem jornalista responsável. Porque será?

Mas realmente a notícia da semana é, sem sombras de dúvidas, o concurso "Garoto Bonfim 2009", que tomou além da metade da capa, 2 páginas do Maré desta semana.

TAngra disse...

Está melhorando,

com Copidesque, Limpatipos e os Copy-paste será que já dá para fazer um jornalzinho?

Ou falta um jornalista?

Anônimo disse...

Ao ler esta safadeza do Ze Tchutchuca Antônio, vomitei de tão enjoada que fiquei, preferi então ler "Os garotos do Bonfim", quando não é pilantreagem é comedia, preferi a comedia.

Anônimo disse...

Poxa, o que houve com o blog do angra mentira? dava muita risada!

Anônimo disse...

Falando em tráfico... lembrei...

O marido da digníssima vereadora vilma também tem um amigo lá do bélem, "do bem", na época da campanha eleitoral teve um comicío no belém e o marido da presidenta se apresentava ao lado do "do bem", pois o tal apoiou a candidatura da mesma. Isso aconteceu para todos verem, só os cegos não viram.

Na política vale tudo...

Acordo com o bem, com o mal, com Deus e com o diabo, com o benedito...

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 18:58,

O Angra Mentira saiu do ar.

Ele avisou que encerraria suas atividades às 17:00h de ontem ou anteontem, não lembro bem.

Não foi a primeira vez que saiu do ar. Antes era angramentira.blogspot. Voltou como angramentiraavolta1.blogspot. Pode ser que apareça um angramentiraavolta2 algum dia.

Abraços.

Anônimo disse...

Fiquei com muita pena dessa família.

Já imaginaram o terror que sentiram?

Ver suas vidas seu cotidiano seu ganha pão ser desmoronado por essa autoridade "Vereador poderoso"?

Eu imagino sim!

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:37,

Há um detalhe que as pessoas não estão percebendo nesta história.

Vocês não estão percebendo a gravidade do fato dele ter tirado uma foto da criança. Isso foi gravíssimo. Percebam a sutileza desta ameaça. Lembrei de algumas ameaças que foram postadas aqui no Blog via comentários (estão no Censurados) dizendo que iriam entregar a foto das pessoas que supunham autores do Blog para um conhecido criminoso local.

É claro que se for questionado sobre isso ele vai dizer que tirou a foto porque adora crianças e faz coleção de fotos infantis ou qualquer coisa assim, mas pra bom entendedor meia palavra basta.

Na minha opinião isso foi gravíssimo e imperdoável, mereceria uma atenção especial e enérgica por parte da justiça.

Abraços.

Anônimo disse...

Por parte de quem????//

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 20:47,

Eu disse JUSTIÇA:

1.Conformidade com o direito; a virtude de dar a cada um aquilo que é seu.
2.A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência.
3.Conjunto de magistrados judiciais e pessoas que servem junto deles.
4.O pessoal dum tribunal.
5.O poder judiciário

Abraços.

Anônimo disse...

Em Angra ..então tá então.

DaRoça disse...

Caro TAngra:
Cabe lembrar aos que moram na "civilização" que o dito cujo fez uma campanha maciça no Bracuí. Ele era o "defensor" dos moradores contra a reintegração de posse na Praia da Itinga. Até bem pouco tempo atrás, tinha até faixa de agradecimento (feita por ele mesmo, é claro) ao grande adevogado.

TAngra disse...

Caro da Roça,

Inacreditável. Não sabia desses particulares não.

Confesso que já senti até uma certa simpatia por ele. Se relermos as postagens de início de mandato, algumas referências que fizemos foram até positivas.

Na minha opinião, alguém muito rasteiro está influenciando mal essa "base do governo", principalmente os "jovens". Está ficando uma "base" muito rasteira, abaixo do chão.

E nada como a ilusão de autoridade para revelar quem tem e quem não tem pedigreé de verdade.

Neste aspecto, minha surpresa (positiva) está sendo o Amilcar, alguém que nós aqui tínhamos grandes restrições.

Mas é isso aí. Quem viver verá.

Abraços.
P.S. Já foi respondido.

Anônimo disse...

alguém poderia me dizer como anda o processo sobre o dr tchutchuca, em q ele e sua esposa foram presos dando golpes em velhinhos em copacabana? por favor, se alguém souber, peçam pro tangra publicar...

carlos (bonfim) disse...

engraçado nós ficarmos perplexo com estas coisas;
pois que eu me lembre foieste edil que roubou outentou roubar aposetado não foi?foi ele que estava em carater comprometedor no carro com um saudoso trans da cidade não foi? estes dois são o que eu sei fora os outros atos obscuros que não tomamos conhecimento;
e alem do mais olhem as pessoas influentes de nossa querida cidade e observen ficha corrida deles
pedro miguél
carlinho santo antonio
bento
ferret
ruimar (que poucos sabem é cunhado do vereador amilcar)
e o caso do assessor traficante éra veredora de esquerda
então amigos não me espanto con nada nesta cidade nada mesmo.

TAngra disse...

Prezado Carlos (Bonfim),

É isso aí, com tantas "coisas" acontecendo nós vamos ficando meio que "anestesiados".

E isso é o pior de tudo.

Só discordaria de você num pequeno detalhe: no caso do assessor traficante. Mesmo considerando que o fato aconteceu porque assessoria é cabide de empregos para amigos, parentes e cabos eleitorais - e isso é tão grave quanto - não podemos ver envolvimento direto dela com o crime. Não houve envolvimento mas houve omissão e descaso com o que acontecia dentro do gabinete com pessoas que são pagas com nosso dinheiro.

Não veja isso como "petismo", porque aqui não há nenhum petista, até porque não temos partidos políticos de verdade em nosso país, apenas siglas que são usadas por esses politiqueiros para poderem se candidatar. Não todos, é claro, mas a grande maioria é assim. Admiramos muitos alguns petistas, pmdebistas, pvistas, e outros, mas não admiramos nenhum dos partidos que estão aí hoje, são todas siglas de aluguel, na nossa opinião.

Mas o que não podemos é deixar de sntir espanto e revolta com tudo isso, pois é exatamente isso o que "eles" querem. Se os poucos de que ainda conseguem ver o que acontece, como você por exemplo, se deixarem anestesiar e abandonarmos tudo ao deus-dará, será "a glória" para os criminosos que assolam nossa política.

É dever de quem tem um pouco de discernimento, por ter tido a chance de uma melhor educação política, não deixar que os esses sujeitinhos tomem conta e continuem iludindo e se aproveitando dos mais carentes.

Por favor continue participando, mas espero que você tenha um pouco mais de fé de que as coisas vão melhorar, se cada um fizer a sua parte.

Uma prova disso é o incômodo que estão sentindo com a nova participação dos blogs, todos os blogs, na atividade política. Basta ver os discursos proferidos na Câmara que estão aí no blog.

Quem pode fazer, que faça mais. É nesse país, nessa cidade, que nosso filhos e netos vão viver, portanto nçao sejamos egoístas pensando só no aqui e agora. Contamos com você.

Grande abraço.

carlos disse...

me desculpa mas póde até não haver ligação da vereadora diretamente con oassessor mas que ela é responssavel pelas atitudes do assessor é pois eu você nós é que pagamos o telefone que ele traficou o predio que ele usou talves até o transporte (TALVES) então qualquer cagada que assessor fiser é culpa sim do vereador pois o caso de omissão pode por até pai e mãe na cadeia então ela teria que presta conta com a sociedade que lhe confiou o cargo ;mas ao inves somente disse que não sabia e pronto (alis discursso que éla aprendeu la de brasilia) então sem puxar a sardinha para ninguem se fosse em outro partido o ocorrido o PT teria descido o pau então temos que ligar o fato a camara sim senão vamos esquecer notinha adulterada escandalo do ibama e tantos outros pois todos forao atos pessoais e não do orgão(CMAR) grato e continuem assim mostrando as mazelas de nossa cidade

TAngra disse...

Prezado Carlos,

Essa coisa do tráfico que aconteceu no gabinete dela é muito complicada. Eu fico imaginando se acontecesse em minha casa, por exemplo, com um parente meu. Acho que eu só seria culpado se descobrisse e não tomasse uma providência. Mas ela tomou. Imagine se fosse na sua casa e pense se você teria culpa e se tomaria alguma decisão ou não.

Agora, concordo com você que é grave que ela não soubesse, pois se era um assessor dela e ela tinha que saber o que ele fazia. Ou será que ele só estava lá ganhando e gastando telefone sem fazer nada?

Sobre o "eu não sabia", deve ter mesmo aprendido com Lula. Não sei se você se lembra, mas o Fernando também disse a mesma coisa no escândalo das Cartas Marcadas; "Ah!eu não sabia".

Mas não foi só isso que o Lula ensinou de ruim. Lembra do mensalão. É claro que sempre existiu um pouquinho de mensalão, mas o PT fez de uma forma tão descarada, comprou tanta gente lá em Brasília que a coisa ficou parecendo coisa normal. Tudo que era político mau caráter achou que também podia fazer, já que até o Lula fez. Pra mim essa foi uma das piores coisa que o PT fez no governo. Todo mundo tinha esperança de que fariam um governo limpo, cheio de ética, e não foi bem assim, lembra?

Mas política é assim mesmo, infelizmente. O cara ganha uma eleição a acha que pode fazer o que quiser. O poder é um perigo quando cai nas mão de uma pessoa despreparada. Mas a culpa é nossa que não fiscalizamos todos os dias.

Tomar conta dos políticos é uma obrigação de todo cidadão. Você, lendo os Blogs, acompanhando as notícias da TV, os jornais, e dando a sua opinião está fazendo a sua parte muito bem.

Parabéns.

E um grande abraço.