"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sexta-feira, março 5

E agora o Software

Anônimo, 1/mar às 12:29 em "Fusar na Fogueira da Salvação!":
"Ao acessar o site da PMAR, link de contra-cheque/rendimentos dos funcionários, o meu tinha escrito "Prefeitura de Baurú". Muito interessante:
________________________
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS
Bem vindo,
Voltar a página principal
Periodo:
Tipo de Folha de Pagamento:
PREFEITURA DE BAURU
COMPROVANTE DE RENDIMENTOS PAGOS E DE RETENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA NA FONTE
1. FONTE PAGADORA PESSOA JURIDICA OU PESSOA FISICA
CGC/CPF: 29.172.467/0001-09
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS
PRAÇA NILO PEÇANHA - CENTRO
ANGRA DOS REIS - RJ
[...]
________________________

TAngra:
Caro Anônimo,

Essas coisas acontecem. É provável que a empresa que desenvolveu o sistem de pagamento de pessoal da nossa Prefeitura seja "especializada em prefeituras". Fez o sistema para uma Prefeitura do partido lá no Oiapoque e sai revendendo o mesmo sistema até o Chuí, para as prefeituras "parceiras". É tudo igual, basta trocar o nome da nova prefeitura cliente em meia dúzia de programinhas - ou até mesmo mudar simples parâmetros - e está pronto.

A primeira prefeitura paga pelo projeto, desenvolvimento e etc. do software, um custo razoável. As outras pagam apenas os custos de instalação e copyright, um percentual pequena do que aquela primeira pagou. Isso seria o ético da coisa.

Mas normalmente todo mundo paga o mesmo e as diferenças viram essas "comissões" que são guardadas em meias e cuecas. E muitas até aumentam as "comissões", quando as cuecas e meias recebem royalties e podem ser mais gananciosas, por exemplo.

Não acompanhamos nada desse sistema de folha de pagamento de Angra, nada podemos falar.

Mas isso é uma manobra dificílima de flagrar. Sempre se pode dizer: - "Não é nada disso, fizemos tudo desde o início, Angra é à beira-mar e os programas são protegidos contra a maresia", ou coisas assim.

Nos velhos tempos, só o SERPRO e mais uns poucos tinham capacidade técnica para descobrir e provar essas falcatruas, se fosse o caso. Hoje eu acho que não tem mais ninguém. É diferente de pegar pedófilo na rede.

É por isso que as empressas de software são tão cortejadas e adoradas pelos politiqueiros. É um serviço onde a quantificação e a valoração do trabalho são muito subjetivas, sempre dá para arranjar uma desculpa qualquer quanto aos gastos e custos.

Ficamos nas mãos da probidade dos administradores públicos e das empresas que eles contratam. É aí que a coisa pega, em Angra. Tipo assim, já deram uma olhadinha nos contratos da CMAR na área de informática?

O que fazer nestes casos? Ver, ouvir, desconfiar, reclamar, e tentar esquecer...

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Não acredito em ser somente problema da empresa que criou o software, aqui na PMAR tem um histórico de pirataria enorme, todo mundo sabe que a maioria dos computadores tem windows piratas, NOD32 pirata, versões de aplicativos com mesmo serial em muitas máquinas como office 2003, vocês acham realmente que na secretaria de obras é pago R$ 14.000,00 por cada autocad instalado em cada maquina pois a licença é vinculada ao numero de processador, ou seja uma licença por processador, foras os serviços péssimos prestados na rede e programas escritos em clipper com mais de 10 anos e que não atendem mais nós funcionários. E o pior ninguem faz nada, precisa de quê denúncia? e pra quem em Angra que toda cadeia do sistema está na lista de engrenagem PAGA por propina. Desculpem mas estou indignada como isso acontece na cara do MP e todos fazem vistas grossas.
Atenciosamente,
Cinsatisfeita1099.
um abraço TA e bom trabalho.

Anônimo disse...

Transparencia ando todos os dias pelas ruas da cidade em praticamente todos os bairros.Ossos do meu ofício.A noite leio os blogs para ver com estão as coisas por aqui. Vio no blog do rapaz da tv, o Adelsom Pimenta que aqui em angra o papo na cidade é a polita e quem vai ganhar ou perder as eleições que virão agora. http://programadeopiniao.blogspot.com/2010/03/papo-de-cafezinho.html
Pode até ser no favorito ou naquela lanchonete na porta da prefeitura onde fica um monte de puxa sacos. Por que fora dali o papo é outro, é falta de atendimento médico de consulta de remédio da obras para resolver os congestionamento dos barrancos que estao caindo a roubalheira da merenda ruim na escola do horario dos onibus das casa que forma derrubadas de que não vão votar em nenhum desse s safado. Angra é grande o papo do favorito não é a opinião do povo.Ontem eu fiquei surpreso com o papo que presenciiei em uma mercearia no frade o povo reclamando muito da prefeitura e dizendo umas verdades dos vereadores. eles estão preocupados com a falta de atendimento das necessiadades e não com candidatos para 2010.
Vamos trabalhar que ate 01 hora é dia útil.Dá para vender mais.

TAngra disse...

Prezado Anônimo das 19:22,

É melhor deixar isso para mais tarde, compreende?

Abraços.