"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

sábado, maio 8

Projeto Mata Atlântica - Comentário

"Reconheço o esforço para o fortalecimento da atividade de turismo em Angra dos Reis. No entanto, campanha de mídia para reposição da imagem da cidade tem um público muito restrito e vai atender somente alguns particulares que vivem dessa atividade. Por mais que gere trabalho o mesmo não irá modificar o atual cenário que estamos atravessando. Angra dos Reis possui um histórico onde seu patrimônio natural encontra-se privatizado; e o pouco envolvimento da população na construção e valorização dessa história e cultura provocou um desinteresse dos moradores e turístas."

"Este projeto virá atender esta espectativa de alavancar um pouco mais o interese dos turístas em visitar Angra dos Reis, após as tragédias. Mas tratando-se de um cenário de beleza cênica pouco comum no planeta, como é Angra dos Reis, é lamentável não termos uma política definida voltada para o setor de turísmo e termos que fazer este tipo de apelo para conquistar turistas. "

"Não é uma crítica ao projeto e sim uma constatação! O projeto, independente da minha opinião, deverá ser conduzido pelos proponentes e torço para seu sucesso. Há muito o que fazer para que realmente esta atividade encontre seu rumo natural e somente com a participação efetiva da população nesta construção é que iremos poder alavancar este setor adormecido aos pés dos colonizadores da cidade de Angra dos Reis. "

"Esse cenário que estamos atravessando tem culpa nos sucessivos desgovernos e de uma iniciativa privada atrasada e reacionária, sob todos os aspectos, com relação ao uso e ocupação do solo do bioma da Mata Atlântica. Penso que um projeto que tem o objetivo de repor a imagem de Angra dos Reis deva ter um olhar sistêmico e comprometido com o paradigma da sustentabilidade socio-ambiental, cultural e econômico na geração de trabalho e renda. No caso aqui, no setor turístico. É isto."

Ivan Marcelo Neves
Secretário Executivo do ISABI
Suplente do Conselho Municipal de Turismo pelo Conselho Gestor da APA de Tamoios

Nenhum comentário: