"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

domingo, abril 11

Bom Domingo, senhores políticos!

Os filhos do lixo
Lya Luft
[...]
"Gravei a tristeza, a resignação, a imagem das crianças minúsculas e seminuas, contentes comendo lixo. Sentadas sobre o lixo. Uma cuidando do irmãozinho menor, que escalava a montanha de lixo. Criadas, como suas mães, acreditando que Deus queria isso."
[...]
"Mas quem somos, afinal? Que país somos, que gente nos tornamos, se vemos tudo isso e continuamos comendo, bebendo, trabalhando e estudando como se nem fosse conosco? Deve ser o nosso jeito de sobreviver - não comendo lixo concreto, mas engolindo esse lixo moral e fingindo que está tudo bem. Pois, se nos convencermos de que isso acontece no nosso meio, no nosso país, talvez nossa cidade, e nos sentirmos parte disso, responsáveis por isso, o que fazer?"

"Pelo menos reclamar. Achar que nem tudo está maravilhoso. Procurar eleger pessoas de bem, interessadas, que cuidassem dos lixões, dos pobrezinhos, da saúde pública, dos leitos que faltam aos milhares, dos colégios desprovidos, de tudo isso que cansativa mas incansavelmente tantos de nós tem dito e escrito. Que pelo menos a gente saiba e, em vez de disfarçar, espalhe. Não para criar hostilidade e desordem, mas para mudar um pouquinho essa mentalidade. Nunca mais crianças brasileiras sendo filhas do lixo, nem mães dizendo que aquela é a sua sina, porque Deus quer assim."

"Deus não quer assim. Os deuses não inventaram a indiferença, a crueldade, o mau causado pelo homem. Nem mandaram desviar o olhar para não ver o menino metendo avidamente na boca restos de um bolo mofado, talvez sua única refeição do dia. E, naquele instante, a câmera captou sua irmãzinha num grande sorriso inocente atrás de um par de óculos cor-de-rosa que acabara de encontrar: e assim se iluminou por um breve instante aquela imensa, trágica realidade."

3 comentários:

TAngra disse...

Só consigo digitar olhando o teclado. Essa foi uma transcrição muito difícil e demorada, com os olhos embotados de revolta e lágrimas!

Anônimo disse...

independente de quem acredita ou não, o mundo está assim, por culpa do homem, Deus não tem nada haver com a ganancia do homem, eu acredito que Deus está é muito triste, tem até um versículo bíblico que diz que DEUS SE ARREPENDEU DE TER FEITO O HOMEM, muitos interpretam de maneiras diferentes de acordo com suas visões sobre a vida, mas eu o interpreto da maneira que o leio, DEUS SE ARREPENDEU DE TER FEITO O HOMEM, apesar de Deus ter caprichado na sua criação, o homem tem se mostrado o mais tirado ser que eu já vi, Deus deu sabedoria para solucionar problemas atráves dos estudos, mas o terrivel ser usa sua inteligencia para criar, armas, bomba atomica, para destruir sua propria criação, é um idiota na interpretação da palavra. É o unico ser que deveria ter o melhor neste mundo, porém é único que vai para mendigancia, cadeia, por conta propria, após ter usado sua ganancia, inveja, sede de chegar ao poder seja de que jeito for, não importando se vai magoar, ferir, destruir, matar seu semelhante, nunca presenciei um animal de sua propria especie fazendo o mesmo um com o outro, somente o homem é capaz dessa proeza monstruosa.
Criou a politica não para governar em prol de seus semelhantes, mas para alegrar-se ao ver seu proximo num lixão, na miseria, para assim, sugar suas ultimas forças em troca de uma cesta basica, como se fosse obrigação ajudar ao necessitado, usam leis para beneficio proprio, religioes para curral eleitoral, de HOMENS, e os mesmos num circulo vicioso ficam incapacitados de enchergarem que estão sendo explorados!
DEUS, fica muito triste porque ele libertou o homem, mas este agora é ESCRAVO DO PROPRIO HOMEM, por não respeitar a Deus.
As tragedias acontecem, casas são soterradas, as enchentes destroem tudo, a deslizes de terras, os inocentes morrem sem ao menos terem a dignidade de crescer, viver dignamente, culpam-se a natureza, e jogam a culpa no proprio faminto, mas negam-se a ver que o proprio prazer os fez negar a fé de ajudar seus semelhantes. A culpa da tragedia mundial é o proprio HOMEM, que mata, consente desvios publicos para luxos, matam a cada dia inocentes, matam a si proprio em troca de poder.
A CULPA É DA DESOBEDIENCIA A DEUS, a culpa é do proprio homem, que Deus deu inteligencia para serem sabios, mas eles usam para destruir um ao outro.
E DEUS SE ARREPENDEU DE TER FEITO O HOMEM.
O povo sofre por falta de conhecimento...

Anônimo disse...

Veja o vídeo ESTAMIRA.

É de chorar ou talvez de sorrir.