"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

segunda-feira, maio 4

O Péssimo Ensino É o Maior Problema

Anônimo em 4/Mai/2009 às 00:04 no post "Fiscalizando a Câmara Municipal":
"O estudante passa 4 horas nas salas de aula, quando em formação. Este absurdo, aliado ao tal 'passar de ano mesmo que não saiba ler', é uma vergonha para o Brasil.

Concluir o primeiro grau sem saber ler e escrever? Em que país isto existe? Como julgar apto no curso primário, inicial, quem não sabe escrever?

Parece brincadeira de péssimo gosto. Mas é o que está acontecendo.

País sem educação é país sem presente ou futuro. Não é nem nunca vai ser nada !"

TAngra:
Leiam o comentário completo lá na postagem.

Um município rico como Angra do Reis poderia ter as melhores escolas públicas do Brasil. Escolas que os alunos sentissem prazer em freqüentar, com instalações de primeira, merenda de excelente qualidade, professores bem preparados, bem pagos e por isso dedicados a ensinar. Poderiam ser melhores que qualquer escola particular.

Mas não, a maior parte da verba do muncípio - que deveria ser destinada a melhorias para o povo - é desviada para obras desnecessárias e obras fantasma em troca de gordas propinas aos governantes. Uma outra parte fica para a contratação de parentes incompetentes e cabos eleitorais nos cargos em comissão; e são esses despreparados, que não conseguiriam sobreviver no mercado de trabalho, que ocupam as funções de chefia e administram a educação, a saúde.

Numa democracia esses desvios só podem ser corrigidos pelo voto consciente dos cidadãos de bem. Nossa cidade, nosso país, só será bom para todos quando aprendermos que a única forma de melhorar será com a participação política e fiscalizadora dos poucos que tiveram a oportunidade de uma educação melhor.

Se deixarmos de fazer a nossa parte, cada vez mais sanguessugas e corruptos serão eleitos. Por exemplo, vocês estão acompanhando o novo projeto do vereador José Antonio tentando regulamentar o nepotismo? E esse não é o único projeto em andamento a favor de manterem a parentalha no governo e no legislativo. Precisamos combater isso urgentemente, mas isso é outro assunto.

2 comentários:

Anônimo disse...

em educacao so se fala em professores bem preperados e bem pagos, mas os professores de angra sao muito bem pagos pela porcaria de trabalho que fazem.
ja vi coisas terriveis em uma escola do muncipio, professores maltratam e xingam os alunos, deixam uns baterem nos outros e nao fazem nada. ficam falando no celular por horas fora da sala enquanto a turma fica so e sem atividade, e muitas outras coisas. tentar denunciar foi loucura, fui perseguido pela diretora,pela cordenadora e pela sec. de educacao.

se eles quisessem realmente trabalhar, com as condicoes de nossas escolas, teriamos uma otima educacao.
lembrando sempre de nao generalizar cerca de 10% dos professores escapam e trabalham direito (ou seja, nessa escola com 20 professores so 2 prestavam - fato observado)
ass. professor e pai de aluno

Anônimo disse...

O Beasil está muito longe de ter seus jovens como o futuro do Brasil, tenho raiva desta frase, porque os jovens não tem oportunidade para nada, não tem o primeiro emprego, porque não tem estudo, não tem estudo porque ficam no colegio e não aprendem nada, nossa educação é fraca, e os professores não tem estímulos para ensinar, muitos ao chegarem dentro de sala de aula, encontram alunos que também não estão nem aí para os estudos, muitos vão as salas de aula somente porque os pais os matricularam, outros para merendarem, outros para terem um circulos de amigos, e a minoria quer ser alguma coisa na vida.
Acho que Angra está no mesmo caminho, aqui estes jovens oprimidos que tem medo de se expressar, como podem ser o futuro de alguma coisa? Jovens sem educação, é adulto facil de connvencimento a trocar seu votinho por um saco de cimento, por uma camisa, já vi jovem trocando voto por uma lixa de unha, isso tem que ser mudado, queremos pessoas fortes, decididas, honestas, dispostas a ser autentica e denunciar maus politicos, maus governates, só assim esta cidade poderá ser chamada: A cidade que retornou das cinzas" porque Angra é uma vergonha no momento que estamos vivendo.