"Posso não concordar com uma só palavra do que dizes,
mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."
- Voltaire

quinta-feira, maio 6

Audiência Pública do crack

Anônima, 3/mai 21:40 em "Audiência sobre o crack":
"Não costumo acessar blogs, mas me indicaram este para eu mosttrar minha admiração pela atitude de se fazer um debate sobre drogas:

Foi esclarecedor, mas o que me impressionou foi o desabafo sincero daquela mãe. Foi o único espaço que ela teve. Todos comentaram por papel, mas o Vereador Ilson deu essa oportunidade a ela. ouviu tudo, deu razão a ela e ofereceu ajuda.

Tô impressionada. Nunca vi algo parecido acontecer naquela Plenária. Parabéns Doutor."

TAngra:
Prezada Anônima,

Desde a audiência nós estamos num dilema entre mostrar ou não o desabafo daquela mãe.

Temos o vídeo pronto para colocar na Internet, para que todos possam ver, mas nossa preocupação com o jovem não permitiu que fizéssemos isso. E por que não? Porque o rapaz certamente não vai gostar de estar exposto quando largar as drogas - e ele largará - e na Internet o registro é para todo o sempre.

Nós aguardamos que a TV Câmara reprisasse essa audiência, mas a presidenta daquela casa só está interessada em repetir musicais, jamais em informar a população.

Hoje foi dito na sessão que quem quiser uma cópia em vídeo da audiência basta entrar em contato com o vereador Ilson Peixoto, o organizador do evento, e pedir pelo telefone ou pelo E-mail do vereador, cujo link está aqui ao lado na nossa lista de Blogs.

Desculpe-nos a demora em liberar seu comentário, mas não sabíamos se seria o certo divulgar ou não o vídeo, conforme já dissemos. Porém, resolvemos fazer uma transcrição da fala daquela mãe, fala de improviso e que tentamos reproduzir com a maior fidelidade possível aqui abaixo.

A Mãe:
"Boa noite, primeiro eu gostaria de parabenizar as pessoas que não são de Angra e que nem levantaram da mesa, enquanto quem deveria estar aqui para ouvir a gente, como cidadãos angrenses, não está. Não sei quem vai poder responder a minha pergunta."

"Eu sou mãe de um usuário de drogas e quando eu fui buscar ajuda pro meu filho não tive ajuda de nenhum órgão em Angra. Eu fui desrespeitada como mãe, porque minha autoridade foi tirada, meu filho permaneceu na rebeldia dele, amparado pela lei. Criam-se leis que impedem nossos filhos de trabalharem, mas a "boca" não tem esse problema, ela aceita."

"Nós, pais, não temos campo de trabalho em Angra, não temos apoio de nenhuma autoridade, a escola tira a responsabilidade dela e joga em cima dos pais. As autoridades todas fazem isso conosco e depois matam nossos filhos chamando eles de bandidos, quando a sociedade cria esses bandidos."

"Criam esse cabide de empregos, um monte de órgãos se abre, com pessoas que não estão preparadas para trabalhar enquanto muitas precisariam estar ocupando esses cargos mas não estão. Então, há uma troca de valores."

"Hoje eu tenho um filho menor, ele sai da escola sem que eu saiba porque a escola simplesmente manda ele embora porque diz que não pode ligar para o responsável pra avisar. Existem aulas que são dadas adiantadas, o professor ganha o horário dele mas não dá a aula. Então, quer dizer que eu estou trabalhando, estou achando que meu filho está na escola e ele está na rua? Aí ele encontra com um drogado, começa a usar drogas, e a culpa é minha? Se eu reclamar eu não tenho razão, porque é assim que nós, pais, somos tratados por qualquer autoridade aqui em Angra."

"Não temos onde reclamar porque a corrupção está em tudo que é lugar. Eu já fui desrespeitada por policiais e você vai reclamar onde, quando já presenciei coisas horriveis por autoridades acima deles? Vocâ vai levar uma bala na cara? Eu posso até levar, mas eu vim aqui porque eu estava precisando falar, sabem por que? Porque nós não temos acesso a vocês."

"Quando nós precisamos falar, seja com deputado, vereador, diretor de escola, diretor não digo, porque ele sempre, coitado, está lá mesmo pra levar, não é, mas subsecretário, essas coisas, você não tem acesso, a gente tem que ir ao subordinado. Mas quando vocês precisam da gente vocês têm tempo. Vocês passam o dia inteiro, a semana inteira fazendo propaganda política e fazendo promessas que não cumprem. Isso não é culpa só do político, do vereador, da secretária de educação enfim, não é. É de toda a sociedade, porque Angra tem sido muito omissa."

"Eu fiquei decepcionada por chegar aqui e ser só eu que me identifiquei como mãe de drogado. Os pais deveriam estar aqui agora cobrando de vocês sim, entenderam? Porque se gente ficar com vergonha de dizer que tem filho drogado ele vai amanhecer estendido, como vários que têm sido mortos em Angra dos Reis e ninguém faz nada, ninguém (nem o Ministério Público investiga se realmente a história contada é verdadeira), porque temos medo de morrer. Só que eu disse uma vez o seguinte: se eu morrer, vou morrer, mas eu vou fazer aquilo que minha consciência de mãe manda, eu estou lutando pelo meu filho; e eu não luto só pelo meu filho, quando eu luto pelo meu filho eu luto por uma sociedade de jovens que é massacrada por todos vocês."

"É muito fácil a gente dizer que a lei proíbe o menor de trabalhar, é muito fácil dizer que os pais não educam, quando a sociedade, quando as autoridades não nos dão o direito de trabalhar, não nos dão creches decentes, não nos dão pessoas capacitadas para ajudar. Eu nunca tive um atendimento decente, só que se eu falar isso de uma maneira mais clara eu vou ter que responder processos, sabem por que? Porque nos órgãos não existe a fidelidade de gravar ou de se colocar algo por escrito para que eu não passe amanhã por mentirosa."

"Eu parabenizo a fala do advogado, do Marcelo, porque as pessoas não conhecem Angra. Angra é um buraco que há mais de 500 anos não se desenvolve. A mentalidade do angrense está parada, as pessoas estão acostumadas a reclamar pelas esquinas. Então, com todo o respeito, vocês, quando estão aí estão ganhando para fazer, vocês não fazem por que é favor, é obrigação, e não fazem bem. Não fazem bem porque quando eu tenho que sair da minha casa, matar serviço e ir numa escola dizer pro professor qual é o papel dele, isso é um absurdo, porque se ele estudou eu acho que não deveria precisar."

"O meu filho está nas drogas porque desde os 10 anos eu luto e as escolas massacram as crianças só cobrando, tudo que não presta é culpa da criança e dos pais, e quando você vai buscar ajuda você é mentirosa. Eu cansei de passar isso, eu fui no psicólogo e eles não estão preparados para entender a criança, incrível, eu acho isso um absurdo, é o cúmulo eu falar isso. Isso desde os 10 anos, meu filho hoje tem 18 anos, se ele tivesse recebido a ajuda que está garantida no papel - e que as pessoas recebem muito bem pra isso - talvez ele e milhares de angrenses jovens não estariam nas drogas."

"Angra é uma porcaria, não existe lazer pros jovens, nem pra ninguém, pra falar a verdade. Quem não fuma e não bebe não tem lazer, principalemnte se não tem dinheiro. Vai pra praça fazer o quê? Se prostituir, cheirar e fumar. A polícia sabe disso? Sabe. O Ministério Público sabe disso? Sabe. E nada fazem. Existe um clube aqui em Angra onde ali rola todo tipo de droga, todo mundo aqui em Angra sabe disso. A quem interessa aquele clube estar aberto?"

"Quando vocês quiserem descobrir como é que funciona Angra vocês vão descobrir. É só sairem do terno, se movimentarem no meio do povo que vocês vão descobrir. Agora, o que eu não posso aceitar é ouvir as pessoas dizerem que tudo é culpa dos pais. É, sim, quando eles largam os filhos na escola e não acompanham, porque para acompanhar filho na escola não precisa ficar enfiado em portão de escola."

"Mas, pra cobrar dos nosso filhos, façam a parte de vocês, porque vocês ganham pra isso.

Obrigada."

11 comentários:

Anônimo disse...

Emocionante o depoimento dessa mãe corajosa, fiquei arrepiada!realmente se Angra levasse a sério a educação a história poderia ser outra, mas não,a educação está sucateada, as creches que é o lugar do primeiro contato que a criança tem com a educação deveria ser a melhor possível,mas é um depósito de crianças, se a educação infantil fosse pensada pela importância que possui, poderia ser o celeito do cidadão de bem...
Parabéns mãe, vc é guerreira, torço para que seu filho saia dessa!

Professor D disse...

Minha nossa, que mãe idiota!! Ela que fez o filho, não educa (com certeza ficou de papo com as vizinhas em vez de se preocupar com o filho), e nem viu que o filho virou drogado. A culpa é do governo, da sociedade, da escola? Que ridícula expor a própria incompetência e ainda cara de pau de pôr a culpa em qualquer outro em vez de assumir que é relapsa e relaxada! Deus meu! É preciso muita coragem e ignorância para ir a público culpar os outros por ter um filho maleducado e malcriado. Mas esse rapidinho passa desta pra melhor nas mãos dos traficantes.
Professor Desanimado-com-os-valores- tão-invertidos.

Anônimo disse...

que Deus abençõe esta mãe e seu filho! realmente foi de grande coragem se identificar como mãe de um drogado,vejo muitas mães com problemas de drogas dentro de seus lares, seja com filhos ou maridos, e não tem coragem de buscar ajuda;ou quando buscam,são descriminadas e acabam entregando a sorte suas próprias famílias. Sou estudante de pedagogia e acima disto sou mãe,esposa e sei bem o meu lugar nessa sociedade em que vivemos,mais continuo acreditando que devemos lutar por nossos valores,nossos filhos...nossos direitos,afinal pagamos muitos impostos,e muitas vezes deixamos de oferecer uma educação melhor para nossos filhos para não ficarmos inadimplentes,então temos que cobrar das autoridades,o que está garantido aos cidadãos por lei.

Anônimo disse...

Professor D, primeiro respoda: Você tem filhos? Fiquei decepcionado com o seu comentário. Como educador e professor você também não tem tempo para vigiar seu filho 24 horas por dia , a não ser que você seja mais um fantasma do quadro da Prefeitura que não atua na sua Escola. Essa mãe é guerreira e corajosa, tenho certeza que vai ajudar seu filho a sair dessa. Agora você abra os olhos e se preocupe mais com seus filhos e alunos, porque como educador você precisa fazer o seu papel. Deus me livre de ter um filho seu aluno. Será que você também é chegado as drogas?
IMBECIL.

Anônimo disse...

A minha opinião é a de que não podemos radicalizar, ou seja, não é oito e nem oitenta. É certo que o primeiro contato da criança com o mundo exterior, não é com a creche e sim com a família, mais precisamente, com os pais. Podemos ter como exemplo o caso recente do "Kadú", réu confesso do assassinato do cartunista em São Paulo. Se voces lembram-se das reportagens no momento da prisão do mesmo, poderão se lembrar do "olhar perdido daquele jovem". Olhos verdes e bonitos, porém que olham para o "nada". No entanto, houve uma primeira vez que Kadú chegou em casa com seu olhar vago, falando coisas desconexas, irritado e fora do seu normal, (sempre há a primeira vez). Pergunto: onde estavam seus pais que não perceberam estas mudanças? dormindo? passeando? ou quem sabe, curtindo algum programa? Talvez nem tenha acontecido assim, mas com certeza é assim a maioria dos casos.Hoje vemos as conseqüencias, várias famílias destruídas por um momento de loucura!!! Quem sabe poderia ter sido evitado? E aqui vai um alerta aos pais, observem seus filhos mais de perto, a que horas tem chegado em casa, com quem tem andado, como seus hábitos tem variado de um momento para o outro, está sumindo coisas em casa? Sempre haverá indícios e a primeira vez... Eu entendo esta mãe da reunião sobre o Krak e não a critico, talvez tenha tido uma infância difícil, talvez não tenha tido um marido que a ajudasse, e acabou dando nisso, mas quem sabe, se para você e seu filho ainda haja tempo? Converse com seus filhos, seja amigo, companheiro, não perca seu filho para os traficantes! Quanto a voce, anônimo das 22:10 "Professor D", cuidado com as palavras que fala, pois elas têm poder. O perigo está mais perto do que você imagina, nunca pense que estas coisas só acontecem com os outros, peça a Deus que coloque um pouco de misericórdia em seu coração. Esta mãe guardou isso dentro de si durante anos e naquele momento foi, simplesmente, um grande desabafo. Você foi cruel!No seu lugar, eu me retrataria com ela, aqui mesmo no blog, pois uma mãe jamais pode ser chamada de "idiota". Eu creio que você não pensa assim da sua, mas poderia ser ela que estivesse ali desabafando, porque ninguém está imune ao fracasso e ao engano. Espero, sinceramente, que desta reunião saia algo concreto, que não sejam somente palavras e teorias, mas ações práticas e objetivas. Que comecemos a parar de chorar pelos filhos de nossa terra. Obrigado pelo espaço.

Anônimo disse...

Par o professor de 06/05:
Tbm sou professora, e vc é que é um incopetente, mal informado, mal humorado, etc...
Vc não sabe o que é uma dor de parto e nem conheçe o sacrifício para arrumar um trabalho nesta cidde e criar um filho ao mesmo tempo.
Vc deveria ser alcançado por Deus. Como pode escrever essas barbariddes? Incopetente, safado!

Anônimo disse...

Prezado professor desanimado, se realmente o é.Confesso que insisto em digitar mas meus dedos consultam o cérebro em busca do que escrever...
Tenho até dúvidas de que seja mesmo um educador.
O problema desta mãe é o problema comum de milhares de mães por esse mundo afora.E você a chamou de relapsa, relaxada, ignorante...com certeza em sua família só temos mães exemplares e filhos que não cometem nenhuma ilicitude.
A maioria dos pais hoje, os que são pessoas simples e de pouca instrução e principalmente, que não estão antenados no dia a dia do mundo dos jovens, tem grande dificuldade em acompanhar seus atos. Isto é claro, claro e transparente como o Tuca.
Fico me perguntando: e os políticos,doutores, artistas, advogados, empresários, professores entre outros , "letrados", que cheiram pó e fumam maconha, tomam exctase em festas...o que são suas mães?
Os jovens drogados, roubam para comprar drogas.E os políticos corruptos ordinários, em todas as esferas, que roubam. Roubam para quê? Que raio de droga usam que é preciso tanto dinheiro?
O desabafo desta mãe; não assisti ao vídeo, afinal quando posso estão reprisando Zé Ramalho, quando não, a Vilma comprando a consciência de futuros drogados com corte de cabelo...; é de uma magnitude exemplar. Ela com certeza não foi ali se expor apenas para, digamos, afrontar ou cobrar responsabilidades. Ela foi pedir socorro.
Atitude que você não teria pois, até para escrever por aqui usa o artifício do anonimato, com o qual estou lhe retribuindo.
"Fumar maconha e ficar à toa", é uma expressão que infelizmente cai como uma luva em Angra dos Reis.Para piorar, agora é o crack.
Voce acha que as escolas estão ofertando uma educação de qualidade, motivadora, capaz de prender o interesse dos jovens? Creio que não. Você, no fundo de sua consciência, acredita que está educando, orientando e esclarecendo aos jovens dentro da sala de aula? Creio que não.
E tudo isso é uma pena. Tanto a situação de abandono por que passam nossos jovens, como a sua opinião, totalmente, me desculpe, desfocada da realidade.Experimente passar um dia inteiro com os jovens das comunidades menos favorecidas de Angra ou de qualquer outro lugar. Acorde de manhãe os acompanhe. Mas cuidado...você poderá ficar ainda mais desanimado e se tornar mais um aliciado pela sedução e encanto das drogas.Afinal sem ter o que fazer é muito fácil que isso aconteça.Já que estás tão desanimado como professor, tente arrumar outro emprego, mas o faça sem apresentar suas qualificações, apresente-se apenas como um desempregado em busca de uma oportunidade. Que não tem diploma, nem cursos de qualificação. Tente...mas cuidado a realidade nua e crua poderá levá-lo a afogar seus desencantos no mundo das drogas.
Vamos aguardar o desfecho de mais esta Audiência em Angra. Veremos o que afinal será feito para o enfrentamento deste problema, já classificado por entendidos como uma epdemia pela qual está sofrendo todo nosso Brasil. A seu ver, um Brasil de mães relapsas e relaxadas.
É uma pena...

Ainda acho que você não é professor coisa nenhuma.

A atidude do blog em não mostrar as imagens desta mãe é louvável.

O Careta.

KLEBER MENDES disse...

ESSE PROFESSOR AÍ É UM AVATAR inventado pelo pessoal que está trabalhando para o governo TUCA JORDÃO com a atribuição de rebater toda e qualquer verdade que seja publicada na internet e que desmoralize o Governo Tuca Jordão, nem que para isso eles tenham que destruir quem quer que seja com mentiras.
Fique em paz mãe. Você agiu corretamente, pois obedeceu o seu coração e deu para percebermos a sinceridade em suas palavras exaradas do âmago do seu ser. Você é uma boa mãe, pois está enfrentando os maiores perigos para ter seu filho de volta. Parabéns.

Anônimo disse...

Coitado do Tuca, já está até fabricando Avatar! Kleber, por favor, seja mais sensato,não faça politicagem desse episódio, esta mãe já deve ter muita coisa para odiar, não coloque o nome do prefeito em rota de colisão com ela, é um momento de fragilidade dessa mãe e tenho a certeza de que se ela procurar o Tuca e pedir ajuda ele dará. Deixe para fazer isso na hora certa, ainda vai chegar a campanha eleitoral, momento em que o Tuca poderá te responder à altura. Você criticou o Professor D,mas está sendo tão insensato quanto ele. O Tuca não precisa inventar Avatar porque ele tem AMIGOS sinceros, coisa que ao meu ver, salvo melhor juízo, falta para voce.

Anônimo disse...

De que adianta ter amigos sinceros neste momento? Amigos orientam e indicam um caminho reto e eficaz.
Políticas Públicas? Seminário? E os prazos? Nem as obras propostas ainda foram concluídas. Aliás, mal começaram.
Pasando pelo Gloria II, nunca vejo ninguém trabalhando. Tá mal de amigos e de funcionários.

Anônimo disse...

Meu caro anônimo das 16:34, voce está confuso quanto ao que é ser amigo. Talvez voce nunca tenha tido um:Conheces, pelo menos, aquela música do Milton Nascimento? "amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito..." Amigo é isso!!! É aqule que está junto, principalmente nas adversidades, quando muitos se afastam ou se aproveitam da situação para tirarem proveito próprio. Mas deixa pra lá, tudo isso está acima do seu entendimento, não vou lançar pérolas aos porcos....tchau!!!